Além da covid-19, doses de reforço contra hepatite B, tétano, tríplice viral e febre amarela

Porto Velho, ROA gestão do Hospital de Retaguarda, em Porto Velho, acrescentou reforço no combate a disseminação da covid-19 e iniciou na semana passada, a vacinação de pacientes e servidores que precisam completar o calendário vacinal com as doses de reforço contra hepatite B, tétano, tríplice viral e febre amarela.

Foi a oportunidade que o paciente Gabriel Ximenes, de 28 anos, professor de inglês, teve para receber antecipadamente a 4ª dose da vacina contra a covid-19. “Há um ano e dois meses, perdi meu pai e no dia seguinte minha mãe, não desejo essa dor a ninguém. A vacinação é uma dose de esperança, uma chance de viver”.

O coordenador da campanha, Kellynton da Silva, explicou que estão sendo utilizadas as vacinas Pfizer para os enfermos. “Ela é uma vacina que pode ser combinada com outras, e é mais favorável para pacientes”.

Paciente Gabriel Ximenes completou sua carteira vacinal com 4ª dose contra a covid-19

Além da aplicação, a equipe vem realizando orientação sobre a importância de manter o cartão de vacina atualizado e esclarecendo dúvidas. “Quais são as reações da vacina, são perguntas frequentes, explicamos que depende de cada organismo. Às vezes, dores no braço, moleza, algumas pessoas não sentem nada, outras, breves desconfortos”, detalha Kellynton.

A diretora-geral do Hospital de Retaguarda Áurea Scarponi, explicou que a iniciativa visa proteger os pacientes e os profissionais que têm contato direto na assistência em saúde. “Proteger, cuidar, salvar vidas e garantir imunização é o objetivo das nossas ações”, enfatiza a diretora.

A campanha de vacinação realizada no Hospital de Retaguarda vai ao encontro da orientação da secretária de Estado da Saúde, Semayra Gomes, que durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na sexta-feira (24), em Ji-Paraná, conversou com secretários e gestores de Saúde municipais sobre a implementação de ações para facilitar a aplicação das doses de reforço da vacina contra a covid-19 na população. “Muito importante essa ação. Além da Unidade de Saúde oferecer a dose contra a covid-19 leva, também, outras vacinas para pacientes e servidores que precisam”, destacou a secretária.