Porto Velho, RO - Está tentando emagrecer e ainda tem dificuldade? Talvez seja porque não está praticando atividade física, ou não apostou no exercício físico ideal pra essa finalidade.

Que todos os exercícios físicos são bons pra saúde, isso é um fato! Porém, quando o objetivo é a perda de peso, alguns são mais indicados, porque gastam muito mais calorias do que outros.

Nesse caso, são esses os melhores para quem deseja os sonhados quilinhos a menos. E o melhor disso tudo, é que além da estética, a qualidade de vida aumenta muito, junto com a sua autoestima.

Quer conhecer os melhores exercícios para emagrecer e que combinam com você? Continue por aqui!
Dificuldade para emagrecer? Aposte no exercício físico

Se você não é um dos poucos sortudos que tem uma super facilidade para emagrecer, está no lugar certo. E mais ainda, você não está sozinho.

Esse não é um processo tão simples quanto a gente gostaria que fosse. Imagina só emagrecer apenas dando três pulinhos e fazendo um pedido? Seria um sonho!

Porém, é preciso de muito esforço físico e até emocional até chegar no nosso objetivo. Por isso, escolher caminhos certeiros ao invés de ficar entrando em becos sem saída, é muito mais vantajoso.

E o que isso quer dizer?

Bom, ao invés de tentar dietas malucas, não mudar em nada a sua rotina sedentária, e ainda se frustrar por não estar avançando (os becos sem saída), comece a mudar a alimentação com responsabilidade e consistência e a praticar os exercícios certos (o caminho certeiro).

Esses são os dois caminhos, que se feitos bem direitinho, são a garantia do sucesso!

Mas, se o seu caso for o fato de estar fazendo dieta, mas ainda não está praticando atividades físicas e parece não estar saindo do lugar, a falta de exercício pode ser o erro que está cometendo!

Por que o exercício é tão importante no emagrecimento?

A dieta é maravilhosa e não dá pra tirar o método dela, mas se você tem dificuldade pra emagrecer, apostar nos exercícios é fundamental. Até porque, será um processo muito mais rápido, e é exatamente isso que queremos, não é mesmo?

Alto potencial e eficiência na queima de caloria

O exercício tem um poder gigante de queima de caloria na mesma hora que você está praticando ele, o que é incrível, já que os resultados são vistos bem mais facilmente.

Uma caminhada rápida pode eliminar até 300 calorias, por exemplo.

Ou seja, se até atividades simples como essa já garantem benefícios, quem dirá manter uma rotina, de quem sabe, uma atividade até mais eficiente?

Acelera o metabolismo

Além disso, ele acelera o metabolismo e faz com que você retenha muito menos peso. Sabe aquela pessoa que come de tudo e não engorda? Então, ela provavelmente tem o metabolismo super rápido.

É claro que ele não vai bastar para que aconteça o mesmo contigo, mas com certeza vai fazer com que emagreça com muito mais facilidade.

Emagrece com saúde

Esse é um dos maiores bônus das práticas físicas: a saúde. Afinal, ela proporciona:

diminuição do colesterol;

regula a pressão arterial;

diminui riscos de hipertensão e diabetes;

alivia os sintomas da depressão e ansiedade;

diminui o estresse;

melhora o humor;

aumenta a qualidade de vida e a imunidade;

melhora as condições ósseas.

Isso só pra listar alguns benefícios! Não é à toa que “10 a cada 10” profissionais da saúde os recomendam.
Mas afinal, quais são os melhores exercícios para emagrecer?

Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são os mais eficientes a curto prazo, e pra quem quer emagrecer, ver resultados rápidos são uma ótima opção para dar um gás a mais e não desistir tão cedo.

Eles devem ser feitos pelo menos 3 vezes na semana, e devem durar entre 30 a 50 minutos.

Eles são perfeitos pra queimar gordura localizada e eliminar calorias, sem contar, que como são mais dinâmicos, são os que caem no gosto dos iniciantes ex-sedentários muito mais fácil.

Exemplos de exercícios aeróbicos:


Dança

Pra quem curte se remexer, essa é a melhor opção! São várias alternativas de ritmos em academias, como zumba, axé, funk, dança de salão e muitos outros. Tem pra todos os gostos!

E se quiser praticar em casa mesmo, no YouTube você encontra várias aulas gratuitas e super eficientes, então dá pra suar bastante.

Outras atividades aeróbicas super fáceis de serem feitas em casa é subir e descer escadas e pular cordas.

Caminhada, corrida e pedalada (rua ou academia)

Caminhar, correr e pedalar pode ser uma delícia! Parques são as melhores opções, mas nada impede de caminhar e pedalar pelo lugar que quiser, porém, lembre-se: mantenha um ritmo um pouquinho mais intenso do que o normal, ok?

Mesmo assim, faça o que puder e conseguir, nada de se esforçar além do que pode, pois, isso faz com que se afaste dos exercícios, e não o contrário.

Muitos preferem a esteira e a bicicleta da academia, então, vai do que você gosta mais.

E falando em academia, exercícios como: step, jump e treino funcional queimam um bocado de calorias e são escolhas excelentes pra quem quer mandar as gordurinhas pra longe.

Exercício anaeróbico: musculação

Ela não poderia ficar fora da lista, mesmo que os exercícios anaeróbicos, como a musculação, sejam uma aposta para médio a longo prazo, e na maioria das vezes, não costumam agradar tanto quem não está acostumado com a prática.

Porém, é inegável que ela tem sim um potencial de queima de caloria muito grande. Inclusive, o ideal é combinar exercícios de musculação com atividades aeróbicas, pois esse é o combo perfeito dos melhores exercícios para emagrecer.

Pra finalizar, 3 dicas para não desistir:

Busque um exercício que gosta, se identifique, se sinta bem ao fazê-lo. Não faça apenas pela obrigação e o objetivo, busque também o prazer, assim fica tudo mais fácil.

Não se cobre demais e nem exija muito de si mesmo. Faça o que puder, como puder e respeite seus próprios limites. Aos poucos, vai ver que a evolução acontece de forma super natural. Exigir mais do que o necessário gera frustração, que gera desistência.

Tenha uma companhia que te motiva. Se tem dificuldade para se motivar e se animar sozinho, uma parceria é uma boa alternativa, mas busque por alguém que esteja acessível e tão empenhado quanto você.

Com tudo o que falamos até aqui, os seus objetivos serão alcançados com mais leveza e facilidade. Mas uma dica valiosa, é buscar o aconselhamento de um profissional, pois consultas com um médico são muito importantes.
Apenas ele irá entender o seu caso, seu metabolismo, seus objetivos e prescrever as melhores práticas e alternativas realmente eficientes e responsáveis, e em alguns casos, além da dieta e dos exercícios físicos, até mesmo procedimentos como o balão gástrico são recomendados, pois são ideais para quem tem dificuldade em perder peso, mesmo seguindo todas as orientações.



Fonte: Mayara Neudl