Passeio também serviu de aula sobre educação ambiental

Porto Velho, RO - O último fim de semana foi de muita alegria e descontração para 31 crianças que estudam na Escola Municipal Rio Guaporé, zona Sul de Porto Velho. Na última sexta-feira (1), elas foram conhecer o Parque Natural, onde tiveram uma aula diferente, em contato com a natureza.


Suzi Maria da Cunha, vice-diretora da Escola Rio Guaporé

A vice-diretora da escola, Suzi Maria da Cunha, disse que esse é um momento muito aguardado e especial para os alunos. “Eles aguardam com muita ansiedade esse momento de sair das quatro paredes da escola, de estar em contato com a natureza, convivendo com outras crianças e brincando”, comentou.

Para ela, é uma forma de aliar a brincadeira e aprendizado de uma forma lúdica, interativa e espontânea, do jeito que as crianças mais gostam. “Na Semana do Meio Ambiente, conversamos sobre a importância de cuidar do lugar onde eles vivem. Hoje, eles estão aqui mais próximos da natureza. Com certeza esse dia vai marcar a vida dos nossos alunos”, afirmou Suzi.

PROFESSORAS

De acordo com a professora Andressa Souza, quando se fala em passeio ou qualquer atividade fora da escola, isso oportuniza às crianças conhecer novos ambientes em sua cidade.

“Podemos perceber a felicidade deles, especialmente porque muitos não têm esse contato. A gente proporcionar isso pra eles é bem gratificante. Eles ficam mais motivados para aprender e a gente acaba sendo contagiado por essa alegria e empolgação. Serve para eles, mas serve para nós também”, afirmou Andressa Souza.


Estudantes visitaram dependências do parque e museu

Para a professora Diane Félix Macedo, essa interação vai refletir de forma positiva no desenvolvimento escolar, no aprendizado dos pequenos estudantes e na forma de enxergar o meio ambiente. “Eles gostam muito desse tipo de ambiente. Esse dia com certeza vai ser muito especial para cada um deles”, completou.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

David de Souza, educador ambiental que trabalha no Parque Natural, foi quem recepcionou as professoras e os alunos. Ele contou que a temática principal é a educação ambiental. As abordagens são feitas de formas diferenciadas, de acordo com a idade.

“Aqui nós falamos sobre a coleta seletiva, conservação do meio ambiente e a importância dos espaços verdes. Costumamos também levar os alunos até o viveiro para mostrar e falar das espécies que a gente produz e a importância das árvores para o meio ambiente”, explicou.


David Souza, educador ambiental do município

ATRATIVOS

Além de muito verde e ar puro, o Parque Natural Municipal é composto de dois playgrounds, um acervo biológico com várias espécies, uma trilha palafitada que possibilita acessibilidade de criança e de quem tem déficit de mobilidade, quadra de vôlei de areia, espaço temático (recém-inaugurado) com fotos das espécies que existem no local e wi-fi livre.

Outro ponto importante é que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), responsável pelo espaço, disponibiliza ônibus para o transporte dos estudantes até o parque, totalmente gratuito. “Basta a direção da escola enviar um ofício solicitando o serviço que será agendado conforme a disponibilidade”, destacou o educador ambiental.

HORÁRIO

O parque fica aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, para visitação do público. Nesse período os estudantes são os principais frequentadores. Eles vão ali para realizar pesquisas e aprenderem pelo contato direto com a natureza.

Aos finais de semana e, principalmente, no período de férias, pessoas de várias regiões de Rondônia, turistas do Brasil e até mesmo de outros países costumam visitar o local.

















Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)