Data marca 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth II, que assumiu o trono com apenas 25 anos; ela disse estar emocionada com as homenagens

Por Michael Holden e Kate Holton

Porto Velho, RO - LONDRES (Reuters) - A rainha Elizabeth disse que ficou emocionada com o apoio que recebeu durante seu Jubileu de Platina, após uma multidão de fãs da família real aplaudir sua aparição na sacada do Palácio de Buckingham, ao lado de seu herdeiro, o príncipe Charles.

A monarca de 96 anos se retirou de vários eventos durante os quatro dias de comemorações devido a problemas de mobilidade. No domingo, ela foi saudada por aplausos, trombetas e uma interpretação do hino nacional antes de se retirar.

Vestindo verde brilhante, a rainha sorriu e acenou ao aparecer ao lado do filho Charles, o neto William e seu filho mais velho, George. A esposa de Charles, Camilla, a esposa de William, Kate, e seus dois filhos mais novos formavam o grupo familiar incomumente pequeno na varanda.

"Fiquei emocionada e profundamente tocada por tantas pessoas saírem às ruas para celebrar meu Jubileu de Platina", disse ela. "Embora eu não tenha participado de todos os eventos pessoalmente, meu coração está com todos vocês; e continuo comprometida em servi-los da melhor maneira possível, apoiada pela minha família".

Ela reinou por mais tempo do que qualquer um de seus antecessores, ascendendo ao trono em 1952, com apenas 25 anos, herdando o domínio sobre uma Grã-Bretanha que ainda estava saindo da devastação da Segunda Guerra Mundial e com Winston Churchill como primeiro-ministro.

A aparição na varanda encerrou o último dia da celebração nacional, com um colorido e excêntrico cortejo percorrendo Londres, com bandas militares, carros antigos, dançarinos e celebridades desfilando pelas ruas.

O Gold State Coach que levou a rainha para a Abadia de Westminster para ser coroada em 1953 fez parte do concurso, visto em público novamente pela primeira vez em 20 anos.

Representantes de diversas comunidades da Grã-Bretanha e de toda a Commonwealth dançaram e marcharam pelas ruas, enquanto outros artistas se vestiam de animais, freiras, barracas de bolo e pessoas de todas as décadas do reinado da rainha.

Fonte: Brasil247