Ginástica laboral faz parte dos atendimento do Núcleo de Saúde do Trabalhador do Cemetron que funciona 24h

Porto Velho, ROA realidade do profissional dentro de uma unidade de saúde exige habilidades técnicas e emocionais. Foi pensando em cuidar de quem cuida, oferecendo assistência médica e apoio psicológico, que o Núcleo de Saúde do Trabalhador foi implantado em 2013 no Centro de Medicina Tropical de Rondônia – Cemetron.

O hospital disponibiliza a todos os servidores, consultas com médico clínico geral, dermatologista, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, cardiologista, ortopedista e psiquiatra.

A coordenadora do núcleo, Célia Maciel, explica que o período mais preocupante foi no enfrentamento à pandemia. “Estabelecemos rapidamente um fluxo de atendimento para realização da testagem, tratamento dos contaminados e das sequelas causadas pelo vírus”, lembra.

Durante o período mais crítico da covid-19, o atendimento psicológico, mesmo com as dificuldades por conta do alto contágio do vírus, foi realizado de forma presencial, nos jardins da unidade hospitalar, reforçando o distanciamento em local aberto e com utilização dos equipamentos de proteção individual -EPIs .

No decorrer de 2021, 284 servidores foram atendidos pelo núcleo

“Foi um período muito intenso. Nunca antes a palavra sacrifício se fez tão vívida; atendi presencialmente por escolha, para que os colegas se sentissem próximo, com uma mão amiga, alguém ouvindo. Fiquei sem consultório, o hospital estava lotado, então achamos lugar debaixo das árvores para as consultas”, relembrou o psicólogo Marcus Granjeiro.

A técnica de enfermagem, Jozilene Alves, de 52 anos, comenta que já utilizou o atendimento em diversas especialidades e acrescentou: “é muito bom contar com esse apoio dentro do nosso serviço; a gente se sente cuidada”.

O serviço ainda tem um fluxo de atendimento de urgência e emergência para os profissionais, que funciona 24 horas, caso sintam-se mal durante o turno de trabalho.

Com o objetivo de cuidar de forma preventiva, são realizados anualmente os exames médicos ocupacionais, e cada servidor é atendido pelo médico do trabalho, que solicita os exames de rotina e ergonômicos que possibilitam a detecção de doenças e podem ser tratadas de forma precoce.

“Nosso capital de maior valor, é o humano, acolhemos nossos profissionais de saúde com dedicação, para que eles tenham condições físicas e mentais para receber os pacientes” enfatizou a coordenadora, Célia Maciel.

O diretor-geral do Cemetron, Antônio Marcos destacou “cuidar dos cuidadores é indispensável, pois são eles nossa força dentro da unidade. Sempre realizamos ações para promoção do bem-estar físico e mental”.