Ginásio conta com um pavimento térreo com área de 1,1 mil metros quadrados

Porto Velho, RO - Uma solenidade marcou, na tarde de sexta-feira (10), a entrega da primeira etapa da Vila Olímpica Chiquilito Erse, bairro Cuniã, zona Leste de Porto Velho. O evento contou com apresentações dos projetos Talentos do Futuro e Viver Ativo.

A primeira etapa da obra de construção e revitalização conta com o ginásio poliesportivo Jornalista Vinícius Danin, que foi construído através de emenda parlamentar da deputada federal Mariana Carvalho e recursos da própria Prefeitura de Porto Velho.

Com os danos de um incêndio que destruiu a antiga estrutura, o novo ginásio foi modernizado, com a substituição da estrutura metálica de cobertura, arquibancadas, pisos e paredes e iluminação de led.

O ginásio, que tem marcação oficial para a modalidade de voleibol, conta com um pavimento térreo com área de 1,1 mil metros quadrados, arquibancadas, quadra poliesportiva, palco, tribuna, vestiários masculino e feminino e banheiros para os frequentadores do local. Haverá espaço para uma lanchonete, uma bilheteria e mais duas salas.


Apresentações culturais e esportiva comemoraram a entrega do espaço

A etapa inclui ainda a estrutura dos pisos inferior e superior da Vila Olímpica. No piso inferior consta uma academia de musculação, banheiros, vestiários, cinco salas de iniciação esportiva, onde funcionarão as modalidades de artes marciais, capoeira, aulas de balé para ginástica rítmica e ainda, salas da equipe multidisciplinar, da massoterapia, um local de recepção e refeitório.

Já no pavimento superior vai funcionar a sede administrativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), uma estrutura moderna com uma copa e banheiros e ainda, um gabinete do prefeito para descentralizar o atendimento à população.

No complexo da Vila Olímpica foi entregue uma quadra externa de areia para esportes beach’s, campo de futebol no tamanho oficial, pista de atletismo com quatro raias, além de salas de administração, sala de professores, copa, depósito e enfermaria e estacionamento.

A secretária da Semes, Ivonete Gomes, destacou a emoção e importância do momento para o esporte porto-velhense." Hoje é um dia histórico, de muita alegria para todos. Este espaço, que vai servir para fomentar o esporte e cidadania de nossas crianças e adolescentes, só foi possível graças ao empenho do prefeito Hildon Chaves e do apoio da deputada federal Mariana Carvalho. Agora, a Vila Olímpica Chiquilito Erse poderá formar e receber nossos futuros atletas".

Ao inaugurar oficialmente a vila, o prefeito Hildon Chaves destacou a importância do espaço e do programa Talentos do Futuro.“E hoje nós estamos concluindo, recuperando o que estava danificado, como o Ginásio Vinícius Danin. Enfim, se Deus quiser, este ano, com a entrega da segunda etapa, nós vamos concluir de uma vez por todas e entregar esta obra que está no imaginário de toda a população de Porto Velho que tem um carinho enorme por esse espaço.

Sem dúvida, o Talentos do Futuro, esse programa extraordinário de iniciação esportiva, ganha um grande reforço com mais um ginásio poliesportivo com todas as condições para a prática de diversas atividades, como pista de corrida olímpica e campo de futebol. Enfim, quem sai ganhando são as nossas crianças e a população do complexo”, disse.


Nome da Vila Olímpica é uma homenagem ao ex-prefeito Chiquilito Erse

O custo total da obra do complexo foi de aproximadamente R$ 5 milhões, sendo cerca de R$ 4 milhões de repasse e o restante com recursos próprios. O ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, esteve participando da entrega da vila. “O esporte é uma escola de valores, dentre eles a superação que os atletas esperam, o espírito de equipe, o espírito de grupo, desenvolvemos a civilidade, a educação, tudo isso por meio do esporte.

Então, ferramenta melhor não há de inclusão social, como o esporte, o esporte de base, o esporte para a família, o esporte para a sociedade. Hoje, a minha avaliação é que trabalhando em conjunto nós conseguimos fazer muito mais, é isso que esta obra demonstra hoje, a união de forças em benefício da população de Porto Velho”, avaliou o ministro.

HOMENAGEM

Com a presença do filho de Francisco José Chiquilito Coimbra Erse, já falecido, que foi prefeito da capital rondoniense por duas vezes, o complexo foi oficialmente batizado com o nome de Vila Olímpica Chiquilito Erse.

A homenagem se dá em virtude da relação do ex-prefeito com o local. A obra foi idealizada como um grande complexo esportivo pelo então prefeito Chiquilito Erse no seu primeiro mandato em 1989. O objetivo era a implantação de um modelo padrão que unisse ensino regular, esporte e cultura. O espaço era popularmente chamado de Padrão.

REGISTRO

O evento contou com a participação do secretário Especial Adjunto do Esporte, André Alves, além de outras autoridades.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)