A medida é apontada como uma maneira de pressionar Bolsonaro a destravar a indicação para o TSE

Porto Velho, RO - O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes tem travado julgamentos na corte sobre as listas de indicados para compor os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) nos Estados. Na sessão desta quinta-feira, o magistrado pediu vista de mais um processo, desta vez sobre a lista tríplice de indicados para o TRE do Distrito Federal.

O relator do julgamento, Benedito Gonçalves, votou a favor do encaminhamento de lista para o Executivo. Em seguida, o presidente do TSE, Edson Fachin, disse: “Creio que haverá, da parte do ministro Alexandre, pedido de vista antecipada”. Em sintonia, Moraes confirmou: “Eu já havia pedido vista de outras listas tríplices e peço vista dessa também.”

O magistrado usou o mesmo recurso para travar o prosseguimento das listas de indicados para o TRE de Mato Grosso e Espírito Santo. Com isso, segurou as escolhas de Bolsonaro. Cabe ao presidente da República selecionar um dos nomes da lista para integrar esses tribunais.

A medida é apontada como uma maneira de pressionar Bolsonaro a destravar a indicação para o TSE. Desde o início de maio, o presidente recebeu a listra tríplice elaborada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para escolher o ministro substituto da corte. Bolsonaro considerou a lista “intragável” e pretende não fazer nenhuma escolha até as eleições de outubro. Procurado, o gabinete de Moraes não respondeu à coluna.

Fonte: O Globo