O DIA NA HISTÓRIA

Lucio Albuquerque

Jlucioac@gmail.com

BOM DIA 17 DE JUNHO!

HOJE É

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca (ONU), Dia do Funcionário Público Aposentado, Dia da Medicina Veterinária Militar 

Católicos lembram São Manuel, São Brás (ou Blastro), São Diógenes, São Ranieri de Pisa,  

BRASIL

1910 — Inaugurado oficialmente em Fortaleza o Theatro José de Alencar.

1962 – O Brasil bate a Tchecoslováquia, 3x1, e ganha no Chile o bicampeonato mundial de futebol.

MUNDO

1631 — Mumtaz Mahal morre durante parto; o marido, Shah Jahan, imperador manda construir o Taj Mahal, um das 7 maravilhas modernas do mundo. 

1922 — Os aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral completam a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. 

1969 - Nasce Paul Kibii Tergat, queniano, várias vezes campeão mundial de cross-country; duas medalhas de prata nos 10 000 metros dos Jogos Olímpicos, recordista mundial da maratona (2003 a 2007). 

1987 — Morre o último indivíduo da espécie pardal  marinho (Ammodramus maritimus nigrescens).

FOTO DO DIA

Em 1728 o religioso João San Payo instalou em frente à primeira das muitas  cachoeiras do Rio Madeira, a “missão denominada Santo Antônio das Cachoeiras”, mas ele nunca imaginaria estar plantando a semente que, mesmo “destruída pelos índios Mura em 1742” (*), ressurgiria e teria importante papel para o desenvolvimento da região, ao ser ali instalado o principal canteiro de obras da construtora da ferrovia Madeira-Mamoré. 

Mesmo perdendo seu valor quando a sede da construtora transferiu-se para o que seria depois Porto Velho, o que gerou a extinção da cidade, continuou importante para a história do Estado que viria depois. Em 1912 Santo Antônio (foto) passou à condição de  município de Mato Grosso e em 1945 um bairro de Porto Velho. 

(*) Abnael Machado, https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/abnael-machado/santo-antonio-do-alto-madeira