O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 3 DE JUNHO!

Por Lucio Albuquerque Jlucioac@gmail.com

HOJE É

Dia Mundial da Bicicleta (data ONU), Dia Nacional da Educação Ambiental, Dia Mundial do Administrador de Pessoal, Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil

Católicos lembram Carlos Lwanga e Companheiros Mártires, Santa Clotilde (também festejada por ortodoxos).

RONDÔNIA

1908 – O presidente da Província de Mato Grosso, Generoso Paes de Leme Ponce, assina a lei 484 criando o município de Santo Antônio do Rio Madeira, instalado em 1912 e considerado extinto em 1945.

BRASIL

1822 – Dom Pedro recusa fidelidade Portugal e convoca a primeira Assembleia Constituinte brasileira. 

1908 – Nasce Mário Filho, considerado o melhor jornalista esportivo do país, patrono do Maracanã. 

1917 – Nasce João Saldanha, jornalista, técnico preparador da seleção tricampeã mundial em 1970.

FOTO DO DIA

Nos tempos antes da criação do Estado, a grande rivalidade no futebol no eixo da BR-364 era um jogo Vila Nova x Vera Cruz. 

O Vila representava o 2º distrito, também conhecido à época a como “Vila Jotão”, e sua sede ficava na Rua dos Seringueiros, nº 633, no bairro de Nova Brasília. O Vila chamado “Alvinegro Ji-paranaense” foi fundado dia 07 de Setembro de 1972, por um grupo de desportistas, à frente os srs. Jurandir, Brasil, Loro e o futuro prefeito Roberto Jotão Geraldo. 

Nos anos 90, chegou a disputar o Campeonato Rondoniense da 1ª Divisão, em 1994, 1995 e 1997 (). Um das formações do Vila na década de 1980: EM PÉ (esquerda para a direita): Nô, Wilson, Daniel, Jair Ramires, Boró, Teleco, Fábio, xxx, Cabo Chico, Alcântara, Roldão e José Brasil; AGACHADOS (esquerda para a direita): Deva, Hélio, Chicão, Joãozinho, Filho da Velha, Paulo, Renato e Caetano. () https://historiadofutebol.com/blog/?cat=48