Ipem realiza ações de fiscalização nos municípios

Porto Velho, RO - O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia – Ipem promoveu no período de 20 a 25 de junho, a fiscalização de produtos pré-medidos nas cidades de Alta Floresta d’Oeste e Santa Luzia d’Oeste, região da Zona da Mata. Foram examinados pelos fiscais do órgão 60 itens, sendo identificadas irregularidades em 24 produtos por não seguirem as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Tecnologia e Qualidade – Inmetro, além de ter gerado 38 autos de infrações.

A ação do Ipem tem o objetivo de conferir se o peso indicado nas embalagens de produtos pré-medidos condiz com o divulgado em suas respectivas instruções. Os itens que são pesados sem a presença do consumidor, de responsabilidade do próprio ponto de venda e de produtos de terceiros, também foram verificados nas visitas.

Entre os produtos com maior percentual de irregularidade, no critério individual estão: derivados de carne (embutidos), frutas e queijos. “As atividades são desenvolvidas para que o consumidor não seja prejudicado com a pesagem irregular do produto. É essencial que a população sempre confira se está sendo descontado o peso da embalagem (tara) de cada produto”, destacou a metrologista do Ipem, Elli Maus.

Durante as inspeções, também foi realizada a vistoria em botijões de Gás Liquefeito de Petróleo (P-13), sendo reprovada uma mesma marca em dois momentos de acordo com a média de pesagem. “Essas ações de fiscalização demonstram a importância do trabalho executado pelo Ipem para garantir o cumprimento das normas do Inmetro junto à população rondoniense. As visitas in loco garantem que a legislação seja cumprida em todos os municípios do Estado, para que o consumidor não tenha perdas na aquisição de itens nos estabelecimentos, obtendo a segurança necessária nas compras”, pontuou o presidente do Ipem, Theodoro Rahal.

O consumidor que encontrar divergências ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos à venda, seja residência ou em estabelecimentos comerciais, pode relatar o ocorrido à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail: ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo contato 0800 647 7277.