Complexo Regional Hospitalar de Cacoal atende pacientes de aproximadamente 30 municípios rondonienses

Porto Velho, RO - Neste ano, o Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, iniciou um plano de ação para zerar a fila de espera pelo procedimento de Frenectomia, que consiste em remover tecido fibroso (tipo membrana), presente na língua. A fila para realizar a cirurgia chegou a 2.309 pacientes de municípios rondonienses no entorno da região de Cacoal. As cirurgias foram realizadas no Hospital Regional de Cacoal, e atualmente os serviços estão abertos para atendimento de pacientes de todos os municípios do Estado de Rondônia.

Os procedimentos cirúrgicos foram realizados no decorrer de 15 dias, uma ação coletiva que contou com o envolvimento de toda equipe técnica do hospital, como detalha Sirlei Grangeiro, diretora administrativa da Unidade de Saúde. “Fizemos uma triagem na fila através de ligação com o paciente e em seguida entramos em contato com o município para autorizar a vaga aos pacientes”, explicou.

Já a diretora geral do Hospital Regional de Cacoal, Jaqueline Temo, ressalta a importância dos procedimentos, para desafogar os atendimentos. “A iniciativa visou garantir uma assistência eficaz, capaz de reduzir o tempo de espera dos pacientes, proporcionando criar uma estrutura de atendimento que valorizasse o trabalho do médico, conforme o tempo que ele dedicava a cada paciente, como também facilitar o gerenciamento dos leitos para admissão e alta. Tudo isso se reflete na qualidade do serviço prestado em prol do paciente do Sistema Único de Saúde – SUS”, enfatizou Jaqueline.

MAMOGRAFIA

O HRC iniciou em outubro de 2021, no mês de conscientização sobre o câncer de mama, uma campanha para zerar a fila de espera por exames de mamografia que finalizou esse ano. A fila por atendimento chegou a 3.200 mulheres, moradoras de 34 municípios rondonienses. As pacientes que apresentaram alterações no resultado foram encaminhadas para o mastologista e submetidas à biópsia.

No mês de maio a unidade também realizou uma ação para atendimentos ortopédicos, 400 pacientes passaram pela triagem com a regulação, sendo que desse total, 96 pacientes receberam atendimento ambulatorial. O Hospital também contou com uma equipe de 20 profissionais da Saúde participando da ação coletiva.

OUVIDORIA

Para aprimorar o contato com a população é importante que as sugestões, denúncias ou solicitações sejam dirigidas à Ouvidoria da Sesau, pelos telefones 0800-647-7071 (até às 13h); (69) 98482-1370/(69) 3212-8300, ou pelo e-mail ouvidoriasus.ro@gmail.com.