Ao todo serão realizadas no município de Alvorada do Oeste 1.242 cirurgias de diversos tipos evitando deslocamento de pacientes
O secretário Adjunto da Saúde, Maxwendell Batista, ressalta a importância do repasse. O projeto “Opera Rondônia” tem como objetivo ofertar aos municípios recursos voltados para atenção de média e alta complexidades e reduzir a espera por cirurgias eletivas além de atender as demandas no município acumuladas devido a pandemia.
Os procedimentos eletivos tiveram que ser interrompidos, porém, agora, o Governo do Estado está trabalhando de forma intensa para atender todos os municípios, com recursos necessários para alcançar os pacientes que necessitam. “Essa parceria é de suma importância para saúde dos pacientes e evita o deslocamento para outros municípios da região e disponibiliza um atendimento sem demora e com mais eficiência”, pontua.
CIRURGIAS PREVISTAS
O projeto que iniciou esse ano já contemplou 11 municípios
As cirurgias realizadas nesta edição serão: Bartolinectomia; Marsupialização da glândula de bartholin; Fulguração/cauterização química de lesões cutâneas; Exerese de tumor de pele e Anexos/Cistos/Sebáceo/Lipoma; Colecistectomia; Coledocotomia c/ ou s/ Colecistectomia; Colpoperineoplastia anterior e posterior; Conização; Curetagem semiótica c/ ou s/ dilatação do colo do útero; Exérese de cisto dermoide; Exérese de pólipo de útero; Fistulectomia/ fistulotomia anal; hemorroidectomia; Hernioplastia incisional; Hernioplastia inguinal (bilateral); Hernioplastia inguinal/crural (unilateral); Hernioplastia recidivante; Hernioplastia umbilical; Reparação de outras hernias; Tratamento cirúrgico de hidrocele; Histerectomia c/anexectomia (uni/bilateral); Histerectomia subtotal; Histerectomia total; Laqueadura tubaria; Miomectomia; Ooforectomia/ooforoplastia; Salpingectomia uni/biliteral; Colpoperineoplastia anterior e posterior.
O secretário de saúde de Alvorada D’Oeste, Izair Ferreira comemora a parceria. “Nós queremos agradecer ao Governo de Rondônia por ter nos contemplado com este programa. São mais de 1.000 cirurgias que serão feitas, tirando muitas pessoas da fila de espera, pacientes que sofrem com dores diárias sem ter perspectiva se conseguiria essa cirurgia pelo SUS. Estamos contentes em poder ajudar a quem tanto precisa”, pontua Izair.
BALANÇO OPERA RONDÔNIA
O projeto que iniciou esse ano já contemplou os municípios de Rolim de Moura, Ouro Preto do Oeste, Vilhena, Nova Mamoré, Cerejeiras, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Porto Velho, Ariquemes, Jaru e Ji-Paraná. Até o fim de março através do programa já haviam sido realizadas 10.855 cirurgias eletivas. Para realização dos procedimentos cirúrgicos foram repassados R$ 16.803.910,20 (dezesseis milhões, oitocentos e três mil, novecentos e dez reais e vinte centavos) para cada município contemplado.
Os procedimentos devem acontecer de forma rápida conforme a capacidade operacional da unidade de saúde, não deixando de priorizar o atendimento de urgência e emergência.
OUVIDORIA
Para aprimorar o contato com a população é importante que as sugestões, reclamações, críticas, elogios, denúncias ou solicitações sejam dirigidas à Ouvidoria da Sesau, pelos telefones 0800-647-7071 (até às 13h); (69) 98482-1370/(69) 3212-8300, ou pelo e-mail ouvidoriasus.ro@gmail.com.
Fonte: Governo de Rondônia
0 Comentários