Abertura da cerimônia teve início com apresentações de roda de capoeira e outras atrações culturais

Porto Velho, RO - A Fase Regional Cone Sul dos Jogos Escolares de Rondônia – Joer já começou em Vilhena. Os jogos têm como principal objetivo incentivar a prática esportiva. Neste ano, a competição reúne mil atletas, entre modalidades coletivas e individuais e segue até segunda-feira (26).

Os Jogos Escolares de Rondônia foram abertos na quarta-feira (22), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Álvares de Azevedo, em Vilhena, com a proposta de incentivar a prática esportiva após a pandemia. A abertura da cerimônia teve início com apresentações em roda de capoeira, com o objetivo de divulgar a inclusão da modalidade nos jogos para o próximo ano.

Além da capoeira, os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Rondon realizaram duas apresentações artísticas. O evento também contou com o desfile das sete delegações, entrada das bandeiras, execução do hino Céus de Rondônia, apresentação de karatê, ginástica olímpica e juramento dos jogos, atletas, árbitros e técnicos.

Competição reúne em Vilhena mil competidores

A professora de Educação Física, Eugenia Mesquita, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Shirlei Ceruti, que participa pela 4ª vez da competição, explica a importância dos jogos aos alunos. “Para nós educadores físicos, o Joer é um momento de trazer o resultado do que trabalhamos na escola.

O torneio está sendo um caso atípico, estamos felizes e emocionados pelo fato de estar saindo da pandemia. Estamos há dois anos sem os jogos e percebemos como isso afetou a educação dos nossos alunos, então, estamos resgatando a prática esportiva e a interação entre eles”, revela a professora.

A aluna Ana Clara Lopes, de 14 anos, que joga voleibol e vôlei de areia, fala das expectativas para a competição. “É uma sensação incrível, estou com frio na barriga, uma sensação única, estou muito animada. Essa é minha primeira vez e pretendo participar sempre. Sem contar as novas amizades. A minha equipe de vôlei é como se fosse uma segunda família”.

O evento possui duas categorias, a infantil de 12 a 14 anos e a juvenil de 15 a 17 anos. No total participam dos jogos 26 escolas da Rede Pública Estadual, Municipal e privada, além de voluntários, árbitros e membros do comitê central organizador.

Fonte: Governo de Rondônia