“Caminho será turbulento e com obstáculos”, afirmou

Porto velho, RO - A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala, expressou um otimismo cauteloso neste domingo (12), de que mais de 100 ministros do Comércio, reunidos em Genebra, alcançarão um ou dois acordos globais nesta semana, mas alertou que o caminho será turbulento e com obstáculos.

Ela disse que o mundo mudou desde a última conferência de ministros da OMC, há quase cinco anos.

"Eu queria poder dizer que para melhor. Certamente se tornou mais complicado", externou em entrevista antes da reunião de 12 a 15 de junho, listando a pandemia de covid-19, a guerra na Ucrânia e as amplas crises de alimentos e energia como partes de uma "policrise".

Segurança alimentar

Em discurso na abertura da conferência, a chefe da OMC pediu a ministros que "mostrem ao mundo que a OMC pode" assumir suas responsabilidades e alcançar acordos sobre temas como redução de subsídios à pesca, ampliação do acesso a vacinas contra covid-19, segurança alimentar e definição de um rumo para a reforma da própria OMC.

"O que resta a ser decidido requer vontade política - e eu sei que vocês têm - para nos levar até a linha de chegada", afirmou, alertando que será um desafio.

Antes do início da conferência ministerial neste domingo, ela disse, em entrevista coletiva, que "mesmo chegando a um ou dois [acordos], não será um caminho fácil".

"A estrada será acidentada e cheia de pedras. Pode haver uma mina terrestre ao longo do caminho", alertou.

Fonte: Agência Brasil