Ao todo 108 alunos em Rondônia já foram formados pelo curso de segurança com drones oferecido pela Casa Militar

Porto Velho, RO Voltado para servidores da Segurança Pública do Estado, o curso de operações de segurança com drones – COSD, da Casa Militar tem promovido um grande avanço na capacitação dos profissionais da Polícia Militar e outras forças de segurança com o objetivo de aumentar o uso da tecnologia em ações policiais no Estado.

Os drones são veículos aéreos não tripulados, também conhecidos como aeronaves remotamente pilotadas – ARPs, e podem ser ótimas ferramentas de apoio para ações na área da segurança pública. Além de contribuir com a cobertura em regiões de difícil acesso, os drones podem ajudar na análise de riscos, localizar pessoas perdidas, monitorar suspeitos em tempo real e manter em segurança o operador de segurança pública.

Ao todo, cinco edições do curso já foram realizadas em Rondônia com um total de 108 profissionais formados e que atuam em diversos órgãos públicos como a Agência Brasileira de Inteligência – ABIN, Polícia Federal – PF, Polícia Civil – PC, Polícia Militar de Rondônia – PM, Polícia Rodoviária Federal – PRF, Departamento Penitenciário Nacional – Depen, Tribunal de Justiça – TJRO, Ministério Público – MPRO, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Censipam, além da Marinha, do Exército, Aeronáutica, Polícia Penal de Rondônia e da Polícia Militar do Estado do Acre.

O curso é coordenado pelo tenente Benfica, e tem como coordenador adjunto, o sargento Fábio Queiroz. O instrutor do curso é o sargento Souza Lima. Todos sob gestão do Secretário-Chefe da Casa Militar, coronel Valdemir Carlos de Góes.

No total o curso tem a duração de sete dias, divididos em três aulas remotas (EAD) com materiais e apostilas para guiar o aluno. As quatro aulas restantes são práticas. O curso oferece capacitação completa e inclui as legislações direcionadas ao uso dos drones e também a utilização do equipamento em atividades que simulam as ações policiais, tanto de dia, como à noite. Após a finalização das aulas, o aluno pode ser certificado como piloto de drone.

TECNOLOGIA

A tecnologia tem muito a oferecer para a segurança pública. É o que explica o coordenador do curso, tenente Benfica, que define a utilização de drones como um recurso essencial para os profissionais do setor. “O policial que não tem a ferramenta correta, não avança o tanto que deveria. Ter um drone aumenta as possibilidades de atuação desse profissional”, pontuou.

INVESTIMENTO

Os equipamentos já são utilizados no planejamento e acompanhamento das operações das Polícias Militar, Civil e Gerência de Estratégia e Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec. Em 2021, o Governo de Rondônia entregou 30 drones adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública – FNSP, por R$ 982.500,00 (novecentos e oitenta e dois mil e quinhentos reais).

Os equipamentos são os melhores da categoria disponíveis no mercado e possuem autonomia de voo de no mínimo 30 minutos por bateria; câmera termográfica, que capta e registra a temperatura do corpo humano, com resolução do sensor; farol de busca com capacidade de 2400 lumens (quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa), alto falante de alta potência, capacidade de transmissão de vídeo ao vivo e gravação de vídeo em alta resolução 4K Ultra HD.