Dia de mobilização aconteceu no sábado (25) em 40 municípios e contabilizou mais de 20 mil doses aplicadas

Porto Velho, RO - O dia de mobilização para a Campanha Estadual de Multivacinação que aconteceu no último sábado (25) permanece com atendimento intensificado até o dia 30 de dezembro. Segundo as autoridades sanitária ainda se faz necessário a corrida para atualização das cadernetas de v acinas dos cidadãos rondonienses.

No dia, cerca de 40 municípios aderiram ao movimento, e de acordo com um levantamento feito pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa mais de 20 mil doses foram aplicadas nas salas de vacinas municipais, sendo vacinas de rotina, influenza e contra a covid-19.

De acordo com o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, a visibilidade ajuda a chamar a atenção da população, mas a proposta ainda se estende até o final do ano. “Estamos empenhados em identificar estratégias para subsidiar os municípios na adoção de ações para a intensificação e melhoria das coberturas vacinais. Queremos alcançar elevados indicadores de imunidade da população e com isso reduzir, manter sob controle ou eliminar as doenças preveníveis por vacinas.”

Para a gerente técnica de vigilância epidemiológica da Agevisa, Maria Arlete da Gama Baldez, em nível estadual foi observado que a homogeneidade da cobertura vacinal “já vinha apresentando tendência de queda desde 2018, situação agravada nos anos seguintes, nitidamente em 2020 e 2021, anos pandêmicos”.

CAMPANHA

No Estado de Rondônia, no período de janeiro a dezembro de 2021, nenhuma das vacinas ofertadas às crianças menores de 1 ano, atingiu a meta de cobertura vacinal adequada. De acordo com dados parciais, das coberturas vacinais por tipo de vacinas, dos 52 municípios apenas cinco a 15 municípios conseguiram alcançar a meta de cobertura vacinal estabelecida.

Nesta campanha as autoridades sanitárias buscaram a integração de forças, Estado e municípios, para alcançar divulgação em massa para esclarecimento da população sobre os riscos da introdução de doenças já controladas, em fase de eliminação/erradicação, tendo em vista as baixíssimas coberturas vacinais.

A campanha também teve como foco a melhoria do cenário da covid-19, e permitiu o comparecimento mais seguro às salas de vacinação, ainda que seguindo as recomendações de segurança para reduzir os riscos de transmissão da doença.

Foi criado o Comitê Estadual de Imunização, para intensificação das coberturas vacinais em Rondônia, oficializado por meio de portaria. A execução da ação oportunizou atualização da caderneta de vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Fonte: Governo de Rondônia