Ações da Dtet orientam motoristas quanto ao comportamento seguro no trânsito durante o feriado, em Porto Velho

Porto Velho, RO - Como forma de garantir a segurança viária durante o feriado em Porto Velho, ações de cunho educativo e de fiscalização de trânsito foram reforçadas pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia. A atividade ocorreu no período da noite de quarta (15) e quinta-feira (16).

“De acordo com o artigo 74 do Código Brasileiro de Trânsito – CTB, a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito”, disse o diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida.

O diretor destaca ainda que, por ser um órgão executivo de trânsito, cabe ao Detran Rondônia realizar fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas e penalidades previstas no CTB. “Promover a segurança viária com ações educativas e de fiscalização é uma das nossas competências e prioridades”, enfatizou Paulo Higo.

Neste sentido, a Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, coordenou duas blitzes educativas em pontos diferentes em Porto Velho. O objetivo foi orientar condutores sobre respeito às leis de trânsito. Também realizaram-se fiscalizações referentes à Operação Lei Seca – OLS, organizadas pela Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat, retirando da condução perigosa, motoristas embriagados.

Na blitz educativa, os condutores são orientados quanto ao uso correto de itens de segurança que compõem o veículo, e obedecer às leis de trânsito. “Através de uma conversa amistosa, orientamos os condutores a usarem o cinto de segurança que protege motorista e passageiros de possíveis impactos ou arremesso para fora do veículo em casos de colisões. Aos motociclistas, as orientações prestadas dizem respeito ao uso correto do capacete que deve estar afivelado corretamente na jugular, e uso de calçados fechados para pilotagem com segurança”, destacou o diretor da Dtet, Ruymar Pereira de Lima.

Já as abordagens das operações da Lei Seca têm o foco retirar do trânsito condutores que estiverem dirigindo sob efeito de álcool. A ação tem o apoio da Polícia Militar – PM. “Mesmo sabendo que dirigir sob efeito de álcool é crime, muitos condutores ainda insistem em desafiar a lei”, lamentou o diretor da Dtfat e coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro.

Operação Lei Seca tem o objetivo de retirar do trânsito motoristas alcoolizados

RESULTADOS

A Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet realizou nesses dois dias, tanto na véspera quanto no feriado, duas blitzes educativas em quatro pontos da cidade. Foram abordados 417 veículos, com orientações diretas de 756 pessoas.

Já a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat realizou no mesmo período, duas Operações Lei Seca, com 696 abordagens, sendo 505 carros e 191 motos. “Destes, 41 motoristas foram flagrados infringindo o artigo 165. Dos autuados, 18 cometeram crime de trânsito, dirigindo embriagados e colocando em risco sua própria segurança e a vida de terceiros”, avaliou Welton Roney.

“É importante destacar que, a multa para quem ingere bebida alcoólica e dirige é de R$ 2.934,70 (dois mil, novecentos e trinta e quatro reais e setenta centavos). Para reincidentes dessa infração em um período de 12 meses, o valor da multa dobra, passando a R$ 5.869,40 (cinco mil, oitocentos e sessenta e nove reais e quarenta centavos). O condutor que se recusar a realizar o teste do etilômetro, também comete infração e estará sujeito às mesmas penalidades”, orienta o diretor da Dtfat.

O diretor-geral, Paulo Higo afirma que as ações da Dtet e da Dtfat são realizadas rotineiramente pelo Detran Rondônia. “Nosso objetivo é promover a segurança no trânsito, como prevê o CTB. Sempre enfatizamos que juntos salvamos vidas”.