Apresentação do Sistema Building Information Modelling – BIM durante a Rondônia Rural Show

Porto Velho, RO - A Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp participou da apresentação do conceito Building Information Modelling – BIM, que traduzido significa: Modelagem da Informação da Construção. O conceito foi tema da vitrine tecnológica no quarto dia da 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, que está acontecendo na cidade de Ji-Paraná.

O Governo de Rondônia, por meio da Seosp irá implantar o método no corpo técnico das secretarias de Estado, buscando assim, “inserir no meio público hábito de gastar menos, entregando mais”. O Executivo Estadual já realizou a licitação de 165 licenças do BIM para utilização da metodologia. Destas, 50 licenças serão destinadas para as secretarias, e as demais ficarão com outros órgãos do Estado. Inicialmente, 15 licenças serão implementadas pelo órgão, e em breve, será disponibilizado um treinamento em etapas com as equipes.

Para a implantação do método, o Governo está investindo cerca de R$ 5 milhões de reais em soluções tecnológicas para construção, fiscalização e gerenciamento dos ativos de infraestrutura. Esta iniciativa coloca Rondônia como protagonista na implementação do BIM na Região Norte, além de gerar empregos, economia e mão de obra especializada.

“O nosso Estado será o pioneiro da região Norte a implantar a metodologia que traz vantagens e ganhos para a economia e eficiência da ordem de 30% em redução de custos de obra, até 40% de economia de tempo em elaboração de projetos, redução de aditivos de obras e projetos, simulações para projetos de infraestrutura que resultam em orçamentos com mais de 90% de assertividade. Como a Seosp é uma secretaria que desenvolve projetos e gestão de obras em todo o Estado, o método vai auxiliar os trabalhos de nossas equipes de forma mais técnica e ágil”, destacou o Secretário da pasta, Erasmo Meireles e Sá.

A metodologia BIM traz vantagens e ganhos para economia e eficiência da ordem de 30% em redução de custos de obra

Para a arquiteta da Coordenadoria de Projetos e Orçamentos – CPO, Cássia Carneiro, a aquisição do método vai revolucionar os trabalhos nas secretarias do Estado. “Rondônia está adquirindo um sistema avançado de gestão para os órgãos que necessitam ou trabalham com o desenvolvimento ou gerência de projetos de Arquitetura e Engenharia. O resultado do trabalho utilizando a metodologia BIM, certamente trará mais benefícios no âmbito social, pois o trabalho será mais ágil e assertivo. A população ganhará na qualidade e quantidade da produção dos projetos de governo”, disse a arquiteta.

SOBRE O SISTEMA

O sistema Autodesk tem como objetivo a aplicação da metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção) com o que há de mais avançado e integrado em programas para projetos de engenharia que cobrem todas as fases da obra, desde o planejamento e projeto até a construção e manutenção das obras de infraestrutura e edificações.

No Brasil, em 2010, o BIM iniciou sua trajetória em projetos do Exército Brasileiro, em seguida foi difundido em decretos federais que incentivam sua aplicação e melhores práticas. Como último marco notável nesse sentido, a nova lei das licitações que estabelece a preferência pela metodologia no fornecimento de projetos ao Poder Público.

O Governo do Estado de Rondônia está investindo em soluções tecnológicas para construção, fiscalização e gerenciamento dos ativos de infraestrutura que visam resultado e integração da administração pública com os cidadãos e o Estado aos Municípios, acompanhando os processos de digitalização da engenharia que se iniciam.

Todos os investimentos da implantação do método estão sendo feitos com recursos próprios do Governo do Estado.