Estrutura da feira conta com mais de 500 espaços, com cerca de 600 expositores e mais de 200 mil pessoas devem visitar o local

Porto Velho, RO - A 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, maior feira de agronegócio da região Norte do país, será iniciada nesta segunda-feira (23) no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, com expectativa de mais de 200 mil pessoas presentes durante o período que se estenderá até o dia 28, com uma extensa programação voltada para o agronegócio.

A RRS Internacional, realizada pelo Governo de Rondônia, já consolidou-se como o grande evento do calendário do agronegócio do Estado e, em 2022, tem confirmada a participação de outros estados do Brasil e, inclusive, participação de vários países. Neste ano, a feira terá como tema principal “Mulheres do Agro”, com o intuito de valorizar as mulheres que ajudam a desenvolver a produção agropecuária em Rondônia, demonstrando a força nesta área, que é importante para Rondônia e todo o País.

Durante a Rondônia Rural Show Internacional, poderão ser conferidas as apresentação de cerca de 600 expositores, entre comerciantes; vitrine tecnológica; pavilhão de agroindústrias; artesanato e espaço empresarial industrial, além disso, a estrutura vai contar com mais de 500 espaços, que atenderá instituições públicas e empresas privadas, prestadores de serviços, empresas comerciais, instituições de crédito e cooperativas, contando também com espaço voltado para indústrias.

Para esta edição da Rondônia Rural Show, a projeção é de movimentar até R$ 1 bilhão em negócios formalizados. Também está prevista a participação de embaixadas do Chile, Peru, Bolívia, Estados Unidos, Filipinas, Indonésia e Malásia.

O Governo de Rondônia destaca a importância da RRS Internacional e o crescimento do agronegócio

O governador Marcos Rocha destacou que a expectativa é que esta edição supere todas as anteriores em volume de público e negócios. “Foi um período difícil com a pandemia, mas realizamos diversas atividades em prol do fortalecimento agrícola e demais setores, que são importantes para o desenvolvimento de Rondônia. A Rondônia Rural Show será um grande momento, onde várias pessoas daqui e de outros países vão conhecer nossas ações e trocar experiências”, reforçou.

VITRINE TECNOLÓGICA

Na vitrine tecnológica, além das lavouras tradicionais, como de soja, milho, capim, girassol, serão acrescentadas mais duas novidades, que serão a horticultura e o algodão.

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac, Fundação Nacional de Saúde – Funasa, Instituto Federal de Rondônia – Ifro e 19 instituições de ensino superior, vão estar apresentando técnicas e práticas para o bom desempenho da propriedade rural.

Serão realizados cursos, palestras e uma vitrine tecnológica de ponta para a agricultura familiar, com manejo de pastagens, tipos de gramíneas, culturas consorciadas e piscicultura, com apresentação do programa “Peixe Saudável” e do caminhão criogênico.

AGROINDÚSTRIAS

Nesta 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, o Pavilhão da Agroindústria e Artesanato terá 110 estandes, sendo 60 deles destinados para as agroindústrias de todo o Estado. Os produtores estão sendo selecionados pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, onde realizaram inscrição. A seleção leva em conta a certificação junto aos órgãos competentes.

Será mais uma atração para o público do agronegócio e demais presentes na feira

RONDOLEITE

Neste ano, a Rondoleite vai ocorrer dentro da 9ª Rondônia Rural Show Internacional. Todos os atores da pecuária leiteira terão a oportunidade de participar de discussões sobre as novidades, tecnologia, melhoramento genético, exposição de animais, debates sobre as dificuldades e o comportamento do mercado.

1° CONQUEIJO

Durante a 3ª Rondoleite, ocorrerá a 1ª edição do Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia – ConQueijo, que visa promover a qualidade e valorização das produções queijeiras das agroindústrias familiares e dos estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de leite e derivados, proporcionando ao produtor rural um maior conhecimento das características técnicas na qualidade do produto final oferecido, em função dos atributos sensoriais avaliados por analistas especialistas.

TECNOLOGIA

Para viabilizar toda a estrutura tecnológica no local, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, vai estar com a melhor infraestrutura que concerne a qualidade da tecnologia no evento. Por conta da localidade, vários pontos de maior concentração e divulgação de negócios que vão ser apresentados durante a RRS Internacional, foram analisados pela equipe da Setic; os quais necessitam de acesso à internet de forma precisa.

Serão disponibilizados recursos tecnológicos, por meio de fibra ótica e a disponibilização dos telefones VoIP, que são dispositivos conectados a um sistema de telefone IP – usando a rede de área local ou a internet. Em todo o Centro Tecnológico Vandeci Rack, haverá sinal de Internet.

VIGILÂNCIA PATRIMONIAL

Para garantir a segurança na montagem dos estandes para a Rondônia Rural Show, uma empresa de vigilância patrimonial foi contratada com o objetivo de assegurar a integridade física dos servidores da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, que acompanharam o andamento da montagem das estruturas.

O serviço de vigilância fez o controle da entrada e saída de veículos nas dependências da feira, com a identificação do motorista, registro da placa do veículo, até mesmo de pessoas autorizadas a estacionar carros particulares na área do evento, mantendo sempre os portões fechados.

INFRAESTRUTURA

Equipes da 8ª Residência do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, em Ji-Paraná trabalharam desde o início deste ano para reabrir as entradas principal e lateral do Centro Tecnológico Vandeci Rack, garantindo a manutenção e melhoria da infraestrutura de acesso e mobilidade durante a Rondônia Rural Show.

Foram feitos serviços de patrolamento e encascalhamento das vias, limpeza da camada vegetal, recolocação de bueiro, recomposição de aterro, reestruturação dos estacionamentos, além de auxiliar em serviços infraestruturais demandados pela Seagri.

LICENCIAMENTO ON-LINE

Nova ferramenta dará maior celeridade aos procedimentos internos e maior eficiência e redução de custos

Para automatizar e tornar on-line todo o processo de licenciamento ambiental, desde a solicitação até a emissão da licença, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, junto à Setic, desenvolveu o Sistema de Outorga e Licenciamento Ambiental de Rondônia – Solar, que será uma das novidades lançadas durante a Rondônia Rural Show.

Alinhado com o planejamento estratégico de Rondônia no eixo ambiental e no desenvolvimento territorial, o Solar propõe reduzir o tempo de análise de processos de licenciamento ambiental.

Além disso, a Sedam, vai realizar atividades, com informações sobre licenciamento ambiental, Cadastro Ambiental Rural – CAR; Programa de Regularização Ambiental – PRA e ainda, ações educativas.

VIDEOMONITORAMENTO

A feira internacional vai contar neste ano também com um sistema de videomonitoramento instalado com o intuito de reforçar ainda mais a segurança em toda a área do Centro Tecnológico Vandeci Rack. O incremento da tecnologia otimiza o trabalho das forças de Segurança Pública, gerando significativo ganho em termos de eficiência e eficácia. A ação será desenvolvida por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, em parceria com diversas secretarias estaduais e apoio da iniciativa privada.

SEGURANÇA

O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia – CBMRO, estará presente com uma unidade de resgate e um caminhão de combate a incêndio. O policiamento ostensivo da Polícia Militar – PMRO acontecerá em toda a extensão da área onde ocorre o evento, seja na externa ou interna, em todo o raio de atuação, assim como na cidade, objetivando garantir a preservação da ordem pública, a segurança das pessoas e do patrimônio.

O trabalho conjunto entre as instituições envolvidas no evento, assim como o reforço do policiamento no local, mesclando o motorizado e o a pé, fará com que a PM seja vista, garantindo a tranquilidade e a ordem pública. A atuação com os serviços de inteligência também será ferramenta importante para contribuir no desenvolvimento do planejamento da operação. O patrulhamento será feito em viaturas que possuem câmeras com capacidade de gravação.

ACESSOS

A feira vai contar com quatro acessos de entrada e saída. Os novos acessos ao Centro Tecnológico foram criados para evitar congestionamento e acidentes na rodovia. As vias serão sinalizadas e receberão o apoio da Polícia Rodoviária Federal – PRF.

Potencial turístico de Rondônia será mostrado ao público durante a Rondônia Rural Show

Acesso A, entrada da bovinocultura; acesso B, avenida principal com entrada pela BR; acesso C, entrada pela estrada Santa Rita, linha 94 e o acesso D, que dá passagem para a vitrine tecnológica da feira.

TURISMO

Nesta edição da RRS Internacional, a Superintendência Estadual de Turismo – Setur vai estar com a proposta de levar o máximo de atrações para que o rondoniense também saiba que o Estado tem suas potencialidades turísticas.

Palestras sobre pesca esportiva, governança e modernização, além de apresentações culturais, musicais e pintura serão realizadas. Outra atração é o Connection Turismo, que busca trazer prefeitos, secretários de turismo e interlocutores para uma troca de experiências. O debate permite a visualização do setor empresarial, ligado ao turismo do Estado.

ECONOMIA

A Secretaria de Estado de Finanças – Sefin vai estar presente na 9ª edição da Rondônia Rural Show, com um estande montado para a realização de atendimentos aos produtores rurais, com uma equipe para tirar dúvidas sobre o cadastro e emissão de nota fiscal; divulgação e auxílio no programa “Nota Legal Rondoniense”, com o cadastramento no aplicativo; realização da segunda edição do programa “Cidadania Empresarial”, que incentiva a formalização dos negócios no Estado.

EXECUTIVO ESTADUAL

Durante a realização da Rondônia Rural Show nesta semana, o Governo de Rondônia terá a sede na cidade de Ji-Paraná, região central do Estado. Todos os atos de gestão do Poder Executivo serão exarados a partir da sede do Governo Estadual, instalada na área da feira internacional, de acordo com a Lei Estadual nº 5.340, de 11 de maio de 2022.

Todos os órgãos da Administração Estadual, e de modo especial, as secretarias de Finanças – Sefin e Agricultura – Seagri, da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater e da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron, terão estrutura completa para atender todo segmento e visitantes da feira.

EDUCAÇÃO SOBRE RODAS

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) confirmou a presença de duas Escolas Móveis de Educação Profissional durante a realização da Rondônia Rural Show: as de Máquinas Agrícolas e de Frigorífico e Piscicultura.

Responsável por ampliar e fomentar a oferta de educação profissional em diversos pontos do Estado por meio de cursos técnicos e de qualificação profissional, as Escolas Móveis – Educação Sobre Rodas (quatro unidades) somaram investimento de quase R$ 9 milhões do Governo de Rondônia, no Plano Estratégico: “Um Novo Norte, Novos Caminhos”.

DOADORES

Objetivo da participação é promover conscientização acerca da doação de medula

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Fhemeron também vai estar presente na 9º edição da Rondônia Rural Show, com o objetivo de captar mais doadores e realizar orientações relacionadas à doação de sangue.

A ação envolve a parceria de mais um órgão do Governo de Rondônia: a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia – Agevisa, que concedeu espaço para a Fhemeron montar um estande e dessa forma, o Hemocentro Regional de Ji-Paraná, juntamente aos colaboradores de Cacoal e Porto Velho, vão realizar cadastros de doadores de medula óssea e a sensibilização sobre a doação de sangue.

DEFESA SANITÁRIA

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, vai oferecer atendimentos ao público durante a feira internacional, com exposição de maquetes, banners, apresentação de vídeos institucionais, reuniões e deliberações da diretoria.

Os visitantes vão contar com a unidade de demonstrações do funcionamento de máquinas e equipamentos, cursos destinados à indústria agrícola, de mineração e construção civil.

EDUCAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Durante a Rondônia Rural Show, a Secretaria de Estado da Educação – Seduc, vai estar levando robótica com novidades dos estudantes nos stands. Palestras sobre regularização fundiária urbana de interesse social, como o “Título Já” e projeto “Meu Imóvel Legal”, impactos causados no município e arrecadação tributária serão oferecidas por meio da Superintendência Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária – Sepat.

Detran vai oferecer serviços relacionados à habilitação, veículos, fiscalização e educação de trânsito

A Fundação Nacional de Saúde – Funasa também estará presente na feira internacional, promovendo oficinas de educação em saúde sobre a coleta de resíduos (pilhas, baterias) “Papa-Pilha”, com a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Almir Zandonadi, da zona urbana de Ji-Paraná.

ALIMENTAÇÃO E ESTACIONAMENTO

Para o público em geral que estiver prestigiando o evento, haverá três praças de alimentação com food trucks, trailers e contêineres, onde serão servidas comidas rápidas. A arrecadação das taxas de estacionamento será destinada para instituições filantrópicas: Hospital de Amor e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae.

TRÂNSITO

Com um estande amplo, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran de Rondônia, estará fazendo atendimentos à população durante a Rondônia Rural Show, com serviços relacionados à habilitação, veículos, fiscalização e educação de trânsito.

O Detran Rondônia também estará levando uma equipe especial para a feira, para promover ações educativas de trânsito, tanto para o público adulto, quanto para o infantil

AGRO RONDONIENSE

A 9ª edição da Rondônia Rural Show terá como um dos principais atrativos de demonstração do agro rondoniense, os “Caminhos da Produção: Leite, piscicultura, café e cacau”.
  • Piscicultura: haverá laboratórios móveis;
  • Leite: primeiro concurso para escolher o melhor queijo do Estado de Rondônia;
  • Café: exposição das amostras campeãs em qualidade e sustentabilidade do café;
  • Cacau: exposição das amostras de cacau de produtores rurais que participaram do 1° Concurso de Qualidade do Cacau de Rondônia – Concacau.

EVOLUÇÃO

A Rondônia Rural Show Internacional já movimentou nas últimas edições cerca de R$ 4 bilhões, apenas em negociações realizadas durante a feira.Na 1ª edição, realizada no ano de 2012, a feira movimentou R$ 186 milhões;
  • Na 2ª edição, em 2013, foram movimentados R$ 294 milhões;
  • em 2014, foram R$ 530 milhões;
  • em 2015, foram R$ 621,6 milhões;
  • em 2016, foram R$ 485,2 milhões;
  • em 2017, foram R$ 660 milhões;
  • em 2018, foram R$ 533 milhões;
  • na 8ª edição da feira, em 2019, foram mais de R$ 700 milhões movimentados, além de receber mais de 120 mil participantes e 600 expositores.