Operação teve como foco o Combate aos Crimes Ambientais, Contra o Fisco e a Saúde Pública

Porto Velho, RO - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos Estados de Acre e Rondônia, durante os dias 20 de abril a 06 de maio de 2022, desencadearam uma Operação que tinha como foco o Combate aos Crimes Ambientais, Contra o Fisco e a Saúde Pública, identificada por OPERAÇÃO TENTÁCULOS II.

Participaram da Operação as seguintes Instituições: Ministério da Agricultura e do Abastecimento (MAPA), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Receita Federal, Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Agência Nacional do Cinema (ANCINE), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) – na figura de seu Batalhão Ambiental, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM – RO), Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN – RO), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (AGEVISA – RO) e a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ – AC).

No Estado do Acre a fase operativa ocorreu nas UOPs de Rio Branco e Xapuri. E no Estado de Rondônia as ações se desenvolveram nas Delegacias de Porto Velho e Ji-Paraná.

Além do combate ao crime em vertentes específicas, a Operação também proporcionou as Instituições acima descritas a possibilidade de trabalharem de forma integrada, utilizando a expertise profissional dos servidores dos diversos órgãos envolvidos, aumentando assim a eficácia nas entregas à Sociedade.

Antes de começarem a fase operativa, todos os participantes passaram por um Nivelamento Teórico da Operação realizado no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), com o objetivo de padronizarem os procedimentos e diminuir os riscos (físicos e jurídicos) que poderiam ocorrer durante os trabalhos.

Fonte: Assessoria PRF/RO