Diretor destacou características de cada ação

Porto Velho, RO - Uma palestra sobre os programas esportivos, desenvolvidos pelo município de Porto Velho, foi realizada durante a última audiência pública para a elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023. O encontro aconteceu de forma presencial, no Teatro Banzeiros, na última quinta-feira (19), e com transmissão virtual pela internet.

A apresentação foi realizada pelo diretor do programa Talentos do Futuro, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), Erasmo Mesquita. “A Semes tem a responsabilidade de elaborar e executar políticas públicas no município. A atual gestão vem trabalhando para implantar e garantir o acesso da população à prática esportiva, da iniciação, da inclusão social buscando sempre o desenvolvimento humano e a qualidade de vida”, destacou.

Segundo ele, a Semes vem atuando para melhorar a qualidade de vida da população em geral, por meio de atividades físicas e recreativas inclusivas, iniciar crianças e adolescentes nas modalidades esportivas olímpicas e não-olímpicas, aplicando fundamentos teóricos e práticos, valorizar o atleta e garantir seu bem-estar físico, mental e social.

“O órgão trabalha com a visão de ser um instrumento de transformação social na vida da população em geral por meio de atividades físicas inclusivas, em especial na vida de crianças e adolescentes, oferecendo aulas de iniciação esportiva, afastando esses menores dos riscos em que a vulnerabilidade social os coloca”.

Erasmo Mesquita também citou o Programa Talentos do Futuro, único programa do Brasil que oferta uniformes e lanches depois dos treinos. Hoje, 11 modalidades esportivas atendem crianças da rede pública com Futsal, Natação, judô, capoeira, handebol, basquetebol, entre outras. “A maioria dos alunos demonstraram melhorias no rendimento escolar do ensino regular. Mas, a maior efetividade vem da comprovação da mudança de comportamento das crianças e adolescentes dentro e fora de casa”.

Durante sua palestra também foi ressaltado o Programa Qualidade de Vida que tem os projetos Viva Bem, Viver Ativo e Rua de Lazer e Cidadania; e ainda, as quadras poliesportivas, todas revitalizadas e a Vila Olímpica, localizada na zona Leste da cidade, que será inaugurada ainda este ano.

Além do diretor do Talentos do Futuro, participaram da Audiência Pública o diretor do Departamento de Esporte e Lazer, Sílvio Ricardo, a Coordenadora de Gestão de Atividades, Fernanda Rocha.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)