POC já realizou mais de 500 consultas oftalmológicas de pacientes com glaucoma

Porto Velho, RO - No mês de maio, conhecido com “Maio Verde” é realizada a campanha de combate ao glaucoma, doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, perda de campo visual. Por esse motivo a Policlínica Osvaldo Cruz – POC, aderiu à campanha e realizou mais de 500 consultas de pacientes com glaucoma e 250 exames somente neste mês.

Outro movimento decorrente da campanha “Maio Verde” acontece neste sábado (21), com a realização de “24 horas pelo Glaucoma”, cujo o foco é estimular a população a fazer o diagnóstico e o tratamento precoce da doença. Além disso, a POC está iluminada de verde, uma forma de chamar a atenção das pessoas que passam próximo à unidade de saúde, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, em 26 de maio.

No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas sofrem de glaucoma, sendo que quase a metade desconhece sua condição por ser um transtorno de evolução silenciosa, sem dor ou incômodo em sua fase inicial.

O diagnóstico da doença é feito através da avaliação médica por meio de observação nos olhos, análise do histórico médico e familiar do paciente, listagem de sintomas e da complementação de exames oftalmológicos específicos.

Os principais grupos que devem realizar o exame são: pessoas de mais de 40 anos ou idade avançada; indivíduos com histórico de glaucoma na família; pessoas com problemas de visão, como alto grau de miopia, tumores intraoculares, traumas, descolamento de retina ou inflamações; diabéticos; cardíacos; e quem faz uso prolongado do medicamento de corticoide para reduzir inflamações ou atividade do sistema imunológico do corpo.

Somente a medição da pressão ocular não é suficiente para o resultado correto, já que a maior parte dos pacientes são assintomáticos. Desta forma, o especialista pode solicitar todos os exames necessários.