Ana Carolina Pinheiro de Lima precisa de transplante de medula

Porto Velho, RO - A população de Ji-Paraná e de todo o Estado está sendo convocada para doar sangue em prol de Ana Carolina Pinheiro de Lima (10 anos) que se encontra em tratamento de Leucemia do tipo LLA no hospital de Amor, Porto Velho.

O diagnóstico foi conhecido no início de janeiro, após a criança sentir os primeiros sintomas no mês anterior. A informação foi prestada pela mãe, Glenda Carmem Pinheiro Coelho e pelo pai, Artevaldo Vagner Silva de Lima.

Por telefone, a mãe da criança, relatou que os sintomas surgiram no final de dezembro e, logo, a imunidade baixou de forma preocupante. Após a consulta, eles foram orientados a procurar uma unidade mais especializada.

Os exames, feitos em dezembro no Hospital de Amor da capital, constataram que a criança estava com leucemia e necessita de transplante de medula. “Essa situação mudou completamente as nossas vidas”, relatou.

Ainda segundo a mãe, tudo mudou na rotina da família. Ela era vendedora de salgadinhos, e o carro usado para as vendas teve que ser vendido e outro de menor porte comprado para ajudar no transporte de casa à unidade de saúde. Desde janeiro, mãe e filha residem em Porto Velho. “Tem semana que preciso levá-la até três vezes ao Hospital de Amor. Agora, ela passa pelo terceiro ciclo do tratamento.

‘Minha filha precisa de transplante. Essa doação pode ajudar ela e outras crianças que passam pela mesma situação. Por isso, o nosso pedido é que as pessoas procurem uma unidade do Hemocentro e assim, façam a doação de sangue”, pediu.

Glenda lembrou que o procedimento do transplante é realizado somente em São Paulo (Hospital do Amor) e leva até quatro meses para conseguir uma vaga. “Tenho fé que uma dessas doações vai ajudar a salvar a vida da nossa filha.

Peço a oração de todos por ela e outras crianças que estão em tratamento”. Finalizou. O sangue doado é encaminhado para o Banco Nacional de Sangue. Mais informações sobre o tratamento de Ana Carolina, pode ser conseguido pelo telefone: 69 99290-6920 (Glenda)

O que é Leucemia LLA?

Em uma medula saudável, as células-tronco tornam-se maduras e adultas por meio do processo chamado “diferenciação”. Na leucemia linfoide aguda (LLA) surge um linfócito imaturo e danificado na medula óssea, devido a um erro em seu material genético (DNA).

Esses erros genéticos podem dar origem a uma célula blástica leucêmica (linfoblasto ou blasto leucêmico) que fica parada nos primeiros estágios do desenvolvimento celular. A célula blástica imatura não amadurece e não se transforma em uma célula sanguínea funcional.

Fonte: Diário da Amazônia