O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 29 DE MAIO!

HOJE É

Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas. Dia do Ibgeano . Dia do Estatístico. Dia do Geógrafo. Dia Mundial da Saúde Digestiva.

Católicos lembram Santa Úrsula Ledochowska, São Maximino de Tréves, São Paulo VI, Beato Guilherme Arnaud.

RONDÔNIA

1998 – O primeiro administrador de Vila Rondônia, Abel Neves, falece em Ji-Paraná

BRASIL

2014 — Presidente do STF, primeiro ministro negro a ocupar a função e relator do Mensalão, Joaquim Barbosa anuncia aposentadoria.

MUNDO

• 1453 — O sultão Maomé II conquista Constantinopla pondo fim ao Império Bizantino; para muitos o fato marcou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.

1919 — A variação na posição de estrelas durante o eclipse solar total confirma a teoria da relatividade de Albert Einstein. 

1953 — O Sherpa Tenzing Norgay e Sir Edmund Hillary são os primeiros a atingir o cume do Monte Everest. 

 2008 – O STF decide a liberação do uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas.

FOTO DO DIA

Ele chegou em 1943, como outros milhares de nordestinos atraídos pela campanha “Mais Borracha para a Vitória”. Finda a 2ª Guerra Mundial decidiu ficar em Vila Rondônia para trabalhar como garimpeiro, e tornou-se o primeiro administrador da pequena comunidade colocada no mapa rodoviário brasileiro a partir de quando o presidente JK mandou abrir a BR-29. 

Nomeado administrador da pequena vila que originou o município de Ji-Paraná, o ex-seringueiro e ex-garimpeiro realizou a urbanização e abertura de ruas, foi fundador do Lions Clube, construiu o Mercado Municipal, o colégio “Marechal Rondon” e com outros constituiu a Savir, entidade que atuou de forma decisiva para conseguir recursos e o desenvolvimento da Vila que em 1977 passou a município de Ji-Paraná. Abel Neves – na foto com a esposa Berenice, ainda escreveu dois livros sobre a região “A Caminho de Ji-Paraná” e “Mitos e Fatos da Amazônia”. (F. Álbum de família)