O DIA NA HISTÓRIA

Lucio Albuquerque

Jlucioac@gmail.com

BOM DIA 19 DE MAIO!

COMEMORA-SE

Dia Mundial do Médico da Família. Dia dos Acadêmicos do Direito. Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano.  Dia Nacional de Combate à Cefaléia. Dia do Físico. Dia do Defensor Público. Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal.

Católicos lembram Santo Ivo. São Crispim de Viterbo. São Partênio, São Colágero, São Urbano I e São Celestino.

BRASIL

2002 — Nascida na Itália, mas criada no Brasil, Madre Paulina torna-se a 1ª brasileira considerada Santa pelo Vaticano. 

2006 - Vitor Negrete morre horas após se tornar o 1º brasileiro a escalar o Monte Everest pela face norte.

MUNDO

1802 — Napoleão Bonaparte funda a Ordem Nacional da Legião de Honra, uma das mais importantes do mundo. 

1905 — Albert Einstein publica sua tese sobre a teoria da relatividade. 

1914 – O ex-presidente norte-americano Theodor Roosevelt é recebido como herói em Nova York, ao retornar da Expedição Roosevelt-Rondon pela Amazônia.

FOTO DO DIA

Há 107 anos o ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt, retornava da Amazônia para Nova Iorque sendo recebido como herói. Ele já participara de outras expedições e ao ser derrotado na tentava de um terceiro mandato presidencial decidiu conhecer a Amazônia, no que ele chamou de “sua última chance de ser um garoto”. 

O governo brasileiro designou o então coronel Candido Rondon, que só aceitou a ordem com a condição, a de que explorariam “Rio da Dúvida” (), assim chamado por que não se sabia onde desembocava e que após a expedição foi rebatizado “Rio Roosevelt”. F. Refeição da expedição: Rondon é o 2º da esquerda p/direita e Roosevelt o 2º da direita p/esquerda. () Ver “O Rio da Dúvida”, da autora Candice Millard.