Mesmo com os sintomas da varíola os dois pacientes estão em isolamento social com quadro estável de saúde

Porto Velho, RO - Depois de aparecer o primeiro caso suspeito em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia o país confirmou a suspeito de uma segundo caso, ambos sendo acompanhado pelo Ministério Nacional de Saúde da Bolívia.

Os exames estão sendo aguardados e os resultados das análises laboratoriais de dois casos com suspeita de varíola dos macacos no país vizinho.

Segundo o Secretário Nacional da Saúde da Bolívia as doenças como catapora e chikungunia foram descartadas em um dos pacientes e que o país vizinho não tem reagentes para confirmar se os pacientes estão com varíola dos macacos.

Já na Espanha onde o vírus está presente e um jovem de 26 anos esteve presente com pacientes infectados, agora as autoridades aguardam o resultado oficial pois o a segunda pessoa está com sintomas idênticos ao da varíola dos macacos.

A varíola é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus da varíola, um ortopoxvírus. Provoca morte de até 30%. A infecção natural foi erradicada. A preocupação principal quanto a epidemias é o bioterrorismo. O Brasil, ainda não tem protocolos definidos para testagem e isolamento de casos suspeitos que possam surgir por aqui.

Fonte: Diário da Amazônia