Talk Show foi um encontro voltado às produtoras rurais que se dedicam diariamente no desenvolvimento das cadeias produtivas no Estado

Porto Velho, RO - “Mulheres no Agro” foi o tema do Talk Show, um encontro voltado para produtoras rurais que se dedicam diariamente no desenvolvimento das cadeias produtivas no Estado, realizado na manhã desta terça-feira, 24, no auditório oficial da 9ª Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 23 a 28 de maio, em Ji-Paraná.

Este ano a 9ª edição da RRS Internacional tem como tema as “Mulheres do Agro”, com o intuito de homenagear e reconhecer o trabalho e a força feminina no agronegócio rondoniense. Diversas atividades serão desenvolvidas durante os dias de feira para as mulheres do agro, e o Talk Show é uma delas. Foi um momento dinâmico, de conversa e troca de conhecimento.

O Talk Show foi mediado pela titular da Secretaria de Estado da Assistência Social – Seas e primeira-dama do estado de Rondônia, Luana Rocha, e contou com a participação de produtoras rurais de destaque no agro de Rondônia, além da esposa do vice-governador, Ângela Jodan, a deputada federal, Mariana Carvalho e da coordenadora da feira, Regiane Lucas.

Em Rondônia, conforme os dados de produtores rurais cadastrados na Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO, 82,14% dos empreendimentos rurais de Rondônia são liderados por homens e 17,86% por mulheres, ou seja, quase 18% do público à frente da agropecuária é feminino, um grande avanço que destaca a participação da força feminina no agronegócio.

Durante o Talk Show, foi ressaltada a importância da presença feminina no agronegócio, como por exemplo, a paixão delas pelo agro, os desafios e as dificuldades encontrados, o apoio das esposas aos maridos, o lugar da mulher, a presença delas junto à família, os avanços, o reconhecimento e conquistas alcançadas.

Lair Pereira é produtora de gado de corte do município de Buritis, e trabalha no ramo há 20 anos. Para ela, falar do papel da mulher no agro é muito importante para mostrar que a mulher tem capacidade e conhecimento para gerir vários negócios.

Governo de Rondônia reforça a importância da presença feminina no agronegócio

“Sou filha de uma produtora que criou cinco filhos com o trabalho da roça e sei da verdadeira importância da mulher produtora. A mulher precisa tomar à frente e ocupar o espaço que ela quiser. Hoje eu e meu marido trabalhamos juntos e por isso estamos evoluindo. Hoje temos tecnologia e muito conhecimento ao nosso lado para evoluir cada dia mais. Eu tenho muito orgulho da produtora que eu me tornei”, disse Lair Pereira, emocionada.

A produtora Marcilene Ferreira veio junto com a família, do município de Espigão do Oeste, para participar do Talk Show e prestigiar a 9ª edição da RRS Internacional. “O Talk Show foi maravilhoso. Nós estamos aqui ouvindo a história de grandes produtoras que não desistiram e conquistaram grandes resultados, e hoje são grandes exemplos do agro. Eu me identifico com essas mulheres e sei do potencial que eu tenho para evoluir todos os dias”, contou.

A pecuarista de Sapezal (MG), Silvana Marçom, está participando pela primeira vez da Rondônia Rural Show Internacional. Silvana é agrônoma, pecuarista há 15 anos e trabalha à frente dos negócios de uma distribuidora agrícola, atendendo grandes produtores no Mato Grosso e em Rondônia. Segundo ela, o tema “Mulheres do Agro” valoriza a mão de obra feminina e todas as mulheres que se dedicam ao fortalecimento do agronegócio.

“É muito emocionante ouvir a história dessas mulheres do agro. A gente sabe que onde a mulher coloca a mão ela faz a diferença, porque ela coloca amor e o coração à frente de tudo. Hoje a mulher está se sentindo muito mais pertencente ao agro, ela deixou de ser a esposa do produtor. Hoje ela é a produtora e está fazendo a diferença no agronegócio brasileiro e as mulheres de Rondônia estão de parabéns”, contou.

A solenidade foi prestigiada pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, vice-governador, José Jodan, secretário de Estado da Agricultura, Janderson Dalazen, produtoras rurais de várias regiões do estado e demais autoridades.