Os visitantes da RRS Internacional terão a oportunidade de conhecer, degustar e adquirir o melhor que Rondônia tem a oferecer de produtos regionais

Porto Velho, RO - Mais de 100 expositores de agroindústrias e artesanato de várias regiões do Estado estão tendo a oportunidade de expor seus produtos na 9ª Rondônia Rural Show Internacional – RRS, com expectativas de novas oportunidades de negócios. A maior feira de agronegócio da região Norte começou nesta segunda-feira, 23, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná e promete movimentar R$ 1 bilhão em negócios.

Os visitantes poderão conhecer de perto, degustar e adquirir o melhor que Rondônia tem a oferecer de produtos regionais, como por exemplo, produtos de panificação, doces, chocolate, mel, embutidos de carne suína, queijo, iogurte, conservas, manteiga e outras variedades, além de artesanato.

Produtos expostos pelas agroindústrias durante a RRS Internacional

Para o expositor de uma agroindústria de doces, do município de Vilhena, Rogério Salane, a RRS Internacional é uma oportunidade para o produtor expor o produto e abrir o mercado para novas oportunidades de comercialização. “A feira é um momento ideal para que o produtor rural possa comercializar e ganhar mais com seus produtos. Dependendo da certificação nós poderemos exportar nossos produtos porque aqui teremos a presença de representantes de vários países, essa é uma grande oportunidade”, informou.

Sebastião Marcelo, morador de Cacoal, sempre prestigiou a feira e, após dois anos sem participar, devido a pandemia, está de volta com o objetivo de ver a evolução da feira. “As agroindústrias são a base da agricultura familiar e a Rondônia Rural Show é uma vitrine muito importante para divulgar os trabalhos das agroindústrias. Estamos muito felizes de estarmos aqui. A feira está muito organizada”, disse.

O expositor de agroindústria de derivados de leite do município de Presidente-Médici, Júber Goes, participa da Rondônia Rural Show Internacional desde a primeira edição e, segundo ele, a cada ano a agroindústria traz uma novidade para a feira. “Nós estamos sempre melhorando e inovando nossos produtos para venda e a feira está a cada ano melhor. Neste ano nós trouxemos nossa produção de iogurte, que tem dois anos, para os visitantes conhecerem e saborearem. Estamos muito felizes de estarmos mais uma vez participando da feira”, contou.

Visitantes tem a oportunidade de experimentar produtos das agroindústrias

“A RRS é um excelente espaço para divulgar os nossos produtos e fazer bons negócios dentro e fora do Estado”, destacou e expositora e coordenadora da associação Mulheres Chocolateiras de Teixeirópolis – Cacautex, Silvana Pereira. A associação é formada por um grupo de produtoras rurais que trabalha com a produção de chocolates. Segundo ela, essa edição se tornou ainda mais especial devido ao tema da RRS Internacional que homenageia as Mulheres do Agro.

“A associação iniciou em 2015 com um grupo de mulheres que decidiu se reunir para produzir chocolates. Com este tema eu me sinto muito feliz porque é uma forma de valorizar o nosso trabalho e mostrar a nossa garra, porque é muita luta, são seis anos de doação e a feira é o lugar certo para avançarmos”, disse contente.

Vanessa Reis mora em Araras (SP) e veio visitar a família em Ji-Paraná. Aproveitou a oportunidade para conhecer, pela primeira vez, a Rondônia Rural Show Internacional. “Nós morávamos aqui em Ji-Paraná, mas nunca tínhamos participado da feira. Agora nós estamos visitando nossos parentes e aproveitamos para vir conhecer a feira. Eu até já comprei algumas coisas porque a qualidade e o valor são maravilhosos. O espaço está lindo e agradável”, relatou.

ARTESANATOS

Visitantes conhecendo os produtos de artesãos na 9ª Rondônia Rural Show Internacional

Além das agroindústrias, a feira conta com a presença de vários artesãos. Dona Cleusa da Silva é artesã do município de Cacoal há mais de 20 anos. Ela produz enxoval de bebê, cama, mesa e banho. Dona Cleusa vê a feira como um bom momento para divulgar os trabalhos para outros estados e países.

“Eu produzo tapete, pano de prato, fraldas de pano para bebês, jogo de banheiro, crochês e bordados. Esta é a segunda vez que eu participo da feira e na primeira edição eu já vendi produtos para visitantes de países como Itália e Bolívia. Para esta edição eu espero vender muito mais”, finalizou.

O artesão Maurilio Freitas, de Cacoal, trouxe para expor na RRS Internacional sua produção de peças de madeiras incluindo relógios, tabuas de corte, petisqueira e porta temperos. “Essa é a segunda vez que eu participo da feira. Na primeira vez eu trouxe apenas alguns produtos e foi muito rentável e agora eu me animei e trouxe mais peças. A expectativa para este ano é ótima, é superar a edição anterior”.

A 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional acontece de 23 a 28 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Acesse o link e confira a programação completa da feira.