Em mensagem compartilhada pouco antes do desfile militar russo, presidente ucraniano também celebrou a vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial

Porto Velho, RO - O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, comemorando a vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, disse nesta segunda-feira (9) que seu país vencerá a guerra com a Rússia e não cederá nenhum território.

“No Dia da Vitória sobre o nazismo, estamos lutando por uma nova vitória. O caminho para isso é difícil, mas não temos dúvidas de que venceremos”, disse Zelensky em um discurso compartilhado pouco antes do início do desfile militar russo em Moscou.

A Rússia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, também está comemorando o aniversário da vitória da União Soviética na Segunda Guerra Mundial. O presidente Vladimir Putin também discursou na Praça Vermelha de Moscou, e afirmou que a “operação militar especial” foi uma ação “preventiva”.

Zelenskiy disse que os ucranianos são um povo livre que lutou para defender sua terra muitas vezes na história e teve seu “próprio caminho”.

“Hoje estamos travando uma guerra neste caminho e não vamos dar a ninguém um único pedaço de nossa terra. Não vamos dar a ninguém um único pedaço de nossa história”, afirmou o presidente. “Estamos orgulhosos de nossos ancestrais que, juntamente com outras nações da coalizão anti-Hitler, derrotaram o nazismo”.

Por fim, Zelensky acrescentou: “Não há algemas que possam prender nosso espírito livre. Não há ocupante que possa criar raízes em nossa terra livre. Não há invasor que possa governar nosso povo livre. Mais cedo ou mais tarde, venceremos “.

Fonte: CNN Brasil