O encontro acontece na quinta-feira (5) em Cacoal, cidade considerada a “Capital do Café”

Porto Velho, ROProdutores de café de todo o Estado estarão reunidos na próxima quinta-feira (5) em Cacoal, cidade considerada a “Capital do Café” em Rondônia. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri) e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), realiza mais um “Dia de Campo da Cafeicultura”.

A programação terá início às 8h30, na propriedade dos produtores rurais Nilcineia e João Alves da Luz, na linha 12. “O objetivo principal deste Dia de Campo é capacitar agricultores familiares e jovens trabalhadores rurais envolvidos com a cafeicultura, no tocante às técnicas adequadas para garantir a adubação ideal, a qualidade dos grãos, a sustentabilidade e a poda, melhorando a produtividade das lavouras”, destacou a gerente da Emater em Cacoal, Camilla Fabiane.

Entre os temas que serão abordados durante as palestras realizadas no Dia de Campo da Cafeicultura em Cacoal, estão, solos e adubação com precisão; qualidade do café e fermentação; e poda correta para lavouras adensadas. Além disso, os participantes poderão conhecer toda a propriedade do casal, que já se destacou nas edições do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café (Concafé), promovido pelo Governo de Rondônia.

Em 2021, o café produzido na propriedade conquistou o 3º lugar no Concafé, alcançando a nota de 85,17 pontos. A conquista garantiu, como premiação, um torrador de café, na época avaliado em R$22 mil.

“Estamos bastante ansiosos! Queremos receber muitos produtores, estamos esperançosos e queremos ver o sítio cheio”, conta a produtora Nilcineia.

Para ela e o esposo João, o principal objetivo é mostrar a realidade da família e a força da agricultura familiar. “Nosso sítio não é grande, mas temos o nosso café clonal e estamos trabalhando na qualidade! A gente participou do concurso no ano passado, nos saímos bem, e estamos sempre procurando trabalhar dentro das normas e do que é preciso. Trabalhamos em família, com o apoio das nossas filhas, genros e até mesmo dos netos e é isso que queremos mostrar: a força da família na produção rural”, completa João.