Qualificação de motoristas pela Escola Pública de Trânsito em Rolim de Moura

Porto Velho, RO - Cumprindo sua função social de qualificar os motoristas de Rondônia, aumentando a empregabilidade, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, realizou no município de Rolim de Moura, o curso de Formação de Condutores de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos – TPP.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, destaca que, além de capacitar os motoristas, formando profissionais, o curso colabora para um trânsito mais seguro. “Melhor qualificados, os motoristas dirigem preventivamente e contribuem para a redução dos índices de acidentes de trânsito” – disse o diretor.

Organizados numa perspectiva multidisciplinar nos termos da Resolução N° 789 de junho de 2020 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, Curso de Formação de Condutores de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos – TPP, é ofertado pela Escola pública de Trânsito – Eptran, com parceria do Corpo de Bombeiros – CBM, tem carga horária de 50 horas-aulas, e aborda conteúdos de Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Prevenção ao Incêndio, Legislação de Trânsito e Movimentação de Produtos Perigosos.

“Válido por cinco anos, a formação é destinada a condutores cujo objetivo é se especializar no transporte de cargas de Produtos Perigosos, obedecendo à exigência legal da Resolução do Contran”, esclarece a ministrante do curso e pedagoga, Telma Ferreira da Silva.

Telma explica que a formação aconteceu em duas etapas, de 9 a 13, para novos condutores; e de 14 a 16 de maio, o curso de atualização, com 16h/aula, destinado àqueles motoristas já especializados, que passaram pela formação há mais de 5 anos.

Durante as formações, as pedagogas da Eptran, Telma Ferreira da Silva e Mírian Cruz Amaro, juntamente à equipe da Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran de Rolim de Moura, palestraram também sobre o Movimento Maio Amarelo, que este ano tem como tema Juntos Salvamos Vidas, enfatizando a importância do comportamento responsável do condutor no trânsito, conscientizando-os para o método preventivo de dirigir para evitar acidentes e vítimas, visto que 90% dos sinistros de trânsito ocorrem por falha humana.

ESCOLA PÚBLICA DE TRÂNSITO

Regulamentada pela Resolução do Contran N°. 515 de 18 de dezembro de 2014, a Escola Pública de Trânsito – Eptran, destina-se a promover a Política Nacional de Trânsito, bem como executar ações e cursos voltados para o exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito.

Cabe à Eptran, em suas atividades, priorizar o desenvolvimento do convívio social no espaço público, promovendo princípios de equidade, ética, e assim visando uma melhor compreensão do sistema de trânsito, com ênfase na segurança e no meio ambiente.