Primeiro Centro de Referência de Assistência Social foi inaugurado em novembro de 2020, em Rolim de Moura

Porto Velho, RO - Por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, o Governo de Rondônia assinou convênios com 17 municípios para a construção de 19 Centros de Referência de Assistência Social – Cras, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza – Fecoep, estimados em mais de R$ 7 milhões.

Os Cras são espaços públicos, onde as pessoas em situação de vulnerabilidade recebem serviços de assistência social, como registro no Cadastro Único, orientações sobre benefícios sociais, como fortalecer a convivência com a família e comunidade, entre outras garantias de direitos por meio de projetos e programas socioassistenciais.

A primeira prefeitura a assinar convênio com o Estado, no ano de 2019, foi a de Rolim de Moura. A obra inaugurada em novembro de 2020 tem 164,95 metros quadrados e conta com sala de multiuso, sala para coordenação, sala familiar, recepção, banheiros femininos e masculinos, copa, área de serviço e almoxarifado.

O principal critério para receber os recursos do convênio é a elaboração do projeto. Por isso, ainda em 2019, durante a entrega de veículos para os Cras e Centros Especializados de Referência de Assistência Social – Creas, dos 52 municípios rondonienses, a secretária da Seas, Luana Rocha conclamou que os prefeitos elaborassem e encaminhassem projetos para a Seas, ressaltando que há reserva de 45% do Fecoep para fortalecer a assistência social em todo o Estado.

Para Porto Velho, o valor repassado pelo Governo foi de R$ 1,2 milhão, destinado à construção de três unidades, em fase de licitação. Prestes a ser inaugurados, estão o Cras de Alta Floresta d’Oeste, Primavera de Rondônia, Costa Marques e Parecis. Obras já iniciadas estão em andamento nos municípios de Guajará-Mirim, Colorado do Oeste, Buritis e Cerejeiras.

Em fase de licitação ainda estão sete Cras, que são o de Machadinho d’Oeste, Cujubim, Cacoal, Rio Crespo, Nova Mamoré, Vale do Paraíso e Cabixi. Outros cinco municípios estão em fase de elaboração de projetos, para formalização de convênio.