A abertura aconteceu no auditório do Sest/Senat e reuniu diversas autoridades de trânsito do município

Porto Velho, ROMarcado por diversas ações de conscientização no trânsito, o movimento mundial Maio Amarelo deu início às suas atividades nesta segunda-feira (2), em Vilhena, com uma cerimônia oficial de abertura. As atividades do movimento têm como intuito envolver o Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil para debater segurança viária, objetivando a redução de acidentes e mortes no trânsito. Durante todo o mês, serão realizadas diversas abordagens, como blitz educativas, caminhadas, debates, palestras e carreatas sobre o tema.

Gustavo Ozeika, chefe da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), explica a importância da união entre os órgãos públicos para dar seguimento às ações do Maio Amarelo. “Unindo forças conseguimos levar essa mensagem para o maior número possível de pessoas. Ninguém consegue fazer o movimento sozinho, precisamos de integração entre os órgãos que fazem parte do Sistema de Nacional de Trânsito. Nesta parceria, conseguimos trabalhar com a prevenção de acidentes, a repressão da violência no trânsito e os cuidados com uma vítima de acidente, essas intuições precisam se articular nessas ações, para podermos levar a paz e segurança no trânsito,” explica.

Durante o evento, o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) de Vilhena, José Teixeira, ministrou palestra sobre as responsabilidades coletivas e individuais que contribuem para que o trânsito seja mais humano e seguro, através da informação e principalmente na efetivação da educação no trânsito como fator de segurança.

Luiz Vivian, chefe da 4° Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, explica quais são os principais motivos que levam a acidentes de trânsito. “A maioria dos acidentes que acontecem hoje são por questões humanas, como não obedecer a sinalização, avançar o sinal vermelho e principalmente, o excesso de velocidade. Mesmo com os avanços na tecnologia dos carros, isso não impede que os acidentes aconteçam, se não tiver consciência humana. Só neste ano nas Rodovias Federais já foram registrados mais de 20 mil acidentes, em Vilhena, mais de 100,” explica Luiz Vivian.

O titular da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) de Vilhena, Rogério Dias destaca a importância da conscientização. “A Semtran vem desenvolvendo diversos projetos para a modernização do trânsito, como passagens mais seguras para os pedestres e ciclovias. Mas, não podemos deixar de conscientizar diariamente a população, porque infelizmente, o veículo é uma arma para quem não sabe usar,” ressalta o secretário.

Todas as ações referentes ao Maio Amarelo em Vilhena serão realizadas em parceria entre o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito – Detran-RO, Prefeitura de Vilhena, Secretaria Municipal de Trânsito – Semtran, Polícia Federal – PRF, Polícia Militar – PM, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra – Unidade do Exército Brasileiro, Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Secretaria Municipal de Educação de Vilhena -Semed e Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).