Porto Velho, RO - Inaugurado há cerca de um mês, o Centro Pop Dom Moacyr Grechi em Porto Velho já atende cerca de 180 pessoas em situação de rua por dia. O local foi montado com o objetivo de fortalecer as ações da Prefeitura a esse público com acolhimento, alimentação, higiene e cursos de capacitação.

Socorro Leite, coordenadora do Centro POP Dom Moacyr Grechi

As oportunidades ao público-alvo têm a gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf). Segundo Socorro Leite, coordenadora do Centro POP e serviço de abordagem para pessoas em situação de rua, há uma equipe técnica especializada para oferecer os atendimentos, principalmente para que deixem de ter, nas ruas, a violação de seus direitos.

“Aqui, prestamos apoio junto aos serviços básicos, além de higiene pessoal que contribui com a reconstrução da autoestima e a autoimagem para que eles possam se ver como pessoas de direito”, observou.

O acompanhamento técnico e psicossocial favorecem o encaminhamento à rede de atendimento socioassistencial e de demais políticas públicas. “Por aqui, há a facilitação da retirada de documentos, Cadastro Único (CadÚnico) para ter acesso a benefícios. Juntos, podemos construir essa capacidade de autonomia de cada um, além dos projetos de vida. É esse o nosso objetivo”, acrescenta a coordenadora.

A principal demanda do Centro POP tem sido a de documentação, dada a facilidade de perda dos pertences como, por exemplo, certidão de nascimento, RG, CPF, entre outros. Também há a busca por atendimentos ligados à saúde.

Espaço já atende cerca de 180 pessoas em situação de rua

“Durante os atendimentos, trabalhamos as possibilidades. Aqui é um espaço de socialização e convívio com interação social. Com o acolhimento, cadastro e a passagem pela equipe técnica, há os encaminhamentos aos serviços que forem necessários. Através do serviço, eles podem retornar ao ambiente familiar ou criar a sua própria autonomia, além de criar possibilidades de reinserção ao mercado de trabalho”, acrescentou a coordenadora.

DESCONTROLE DE VIDA

Em situação de rua há oito anos, João Paulo, 42 anos, tem diversas experiências profissionais, principalmente na área da construção civil. Ele conta que, após diversos problemas familiares e morte de pessoas queridas, aos poucos teve um descontrole da vida.

“Perdi a minha mãe e esposa, meu filho cometeu um crime. Me deparei neste ponto, vendi minha casa, entrei no submundo das drogas, pois há muitas coisas más que o mundo oferece”, contou João Paulo.

João Paulo afirma ter retomado a esperança com a chegada Centro POP

Apesar dos percalços que a própria história criou, João Paulo não sente que agora está totalmente desamparado. “Cada uma dessas pessoas tem uma missão. Aqui cedem, principalmente, a comida e o banho. Eu creio que uma vida nova está por vir e sou muito grato por isso”, acrescentou.

NÚMEROS

O Censo de Rua, realizado em 2021 pela Prefeitura de Porto Velho, mapeou que existem cerca de 440 pessoas em situação de rua. Desse total, 80% deles estão em idade produtiva, ou seja, de 30 a 59 anos.

APELO POR DOAÇÕES

Buscando facilitar os serviços, o Centro POP reforça o pedido por doações. Os itens mais necessários são: roupas (principalmente masculina), sapatos ou chinelos, produtos de higiene pessoal (sabonete, creme dental e escova de dentes). Pessoas físicas ou instituições podem também desenvolver oficinas diversas.

O Centro Pop fica localizado na rua Joaquim Nabuco, nº 2874, bairro São Cristóvão.