Curso em sua 5ª edição já capacitou 108 profissionais da Segurança Pública em operações com drones

Porto Velho, RO - Objetivando otimizar as ações de Segurança Pública no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Casa Militar, realizou do dia 30 de abril a 6 de maio, em Porto Velho, o 5° Curso de Operações de Segurança com Drones – COSD. A capacitação teve a duração de 60 horas, sendo ministrado pelo 1° tenente Gleidson Fernandes e Cabo Carlos de Souza Lima. Ao todo, já foram formados em edições anteriores 108 profissionais da Segurança Pública.

Nesta edição houve a participação de 30 alunos, oriundos da Agência Brasileira de Inteligência – Abin, Polícia Federal – PF, Polícia Civil – PC, Polícia Militar de Rondônia – PM, Polícia Rodoviária Federal – PRF, Departamento Penitenciário Nacional – Depen, Tribunal de Justiça – TJ, Ministério Público – MPE, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Censipam, Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Penal de Rondônia e da Polícia Militar do Estado do Acre.

Trinta profissionais da Segurança Pública de Rondônia e Acre participaram do curso

O policial penal e integrante do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais – GAPE, João Martins Neto, participou desta edição do curso e ressaltou a importância da capacitação para o trabalho realizado no grupo. “O treinamento oferecido pelo Governo de Rondônia vai auxiliar no aprimoramento dos servidores da Sejus. Os integrantes do Gape se sentem muito mais preparados, pois a utilização do drone com as técnicas repassadas no curso é mais uma ferramenta para a polícia penal na luta contra o crime; com isso toda sociedade ganha”.

O gestor da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, Marcus Rito, destacou a parceria entre as forças de segurança. “Agradeço a parceria da Casa Militar, que sempre insere a Sejus, juntamente com as demais forças de segurança, nas edições do Curso de Operações de Segurança com Drones. O trabalho da Secretaria é fortalecido, refletindo diretamente na segurança do nosso Estado”, finaliza.

Atualmente a Sejus já dispõe deste tipo de equipamento para auxiliar nas ações. Por meio do curso policiais penais são capacitados para utilizar da melhor forma as novas tecnologias para segurança da sociedade.

DRONES NA SEGURANÇA PÚBLICA

Os drones são veículos aéreos não tripulados, também conhecidos como aeronaves remotamente pilotadas e podem ser ótimas ferramentas de apoio para ações de segurança pública. Isso, porque os mesmos podem contribuir com a cobertura de áreas de difícil acesso, análise de riscos, localização de pessoas perdidas, monitoramento em tempo real de suspeitos, além de manter em segurança o operador de segurança pública.