Ao ser concluída, a obra, conforme o que prevê o projeto, irá atender 80% da população da Ji-Paraná.

Porto Velho, RO - No ano de 2013 o senador Acir Gurgacz em parceria com o prefeito de Ji-Paraná, à época, Jesualdo Pires, iniciou o processo de fazer gestão para que a cidade pudesse receber a tão sonhada obra de esgotamento sanitário para garantir saneamento básico e qualidade de vida à população ji-paranaense.

“Foi um apoio muito grande do senador Acir Gurgacz que, comigo, foi, várias vezes, lá no ministério das cidades e, felizmente, a gente conseguiu vencer todas as etapas para que hoje a obra pudesse estar acontecendo em Ji-Paraná”, relatou Jesualdo Pires, ex-prefeito.

O convênio entre o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal foi assinado em 2015. A assinatura do documento com aprovação da síntese do projeto se deu no final do mês de março de 2016 quando o então ministro das cidades, Gilberto Kassab, o fez durante reunião realizada no gabinete do senador Acir Gurgacz em Brasília-DF.

A cerimônia de assinatura da ordem de serviço se deu em dezembro de 2018, em Ji-Paraná, a partir daí, a cidade vem recebendo a obra de implantação da rede de esgotamento sanitário.

“Nós estivemos trabalhando nesse projeto há muitos anos, em Brasília, junto com Jesualdo, ex-prefeito, e com Marcito, ex-secretário de planejamento. E agora, para nossa alegria, estamos vendo, efetivamente, as obras acontecerem”, declarou o senador Acir Gurgacz (PDT).

O recurso para a obra é da ordem de R$ 180 milhões. Até agora, cerca de 40% dos serviços já foi executado. Ao todo, serão 472 quilômetros de rede de esgoto que irão desativar mais de 45 mil fossas sépticas.

“Em Rondônia já temos várias cidades com esgotamento sanitário em pleno funcionamento e em Ji-Paraná era zero. Agora temos essa obra, que é de grande importância para a saúde e desenvolvimento da cidade e para o meio ambiente, em andamento”, finalizou o senador Acir.

Ao ser concluída, a obra, conforme o que prevê o projeto, irá atender 80% da população da Ji-Paraná.

Fonte: Tribuna Popular