Volodymyr Zelensky (Foto: Reprodução/Min. Def. Ucrânia)

Porto Velho, RO - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se mostrou pessimista quanto a possibilidade de continuação das negociações de paz com a Rússia. Na sexta-feira, 29, o líder disse que há um grande risco de que as consultas diplomáticas sejam encerradas.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse durante visita a Kiev na quinta-feira, 28, que havia discussões intensas em andamento para retirar civis da siderúrgica Azovstal, em Mariupol, onde, segundo Moscou, o batalhão neonazi Azov faz escudos humanos com civis. A Ucrânia recusou propostas russas para efetivar um corredor humanitário na planta industrial.

Zelensky culpou as atrocidades dos russos pela falha de um plano ucraniano de retirar civis de Azovstal. “O povo (ucraniano) quer matá-los (russos). Quando existe esse tipo de atitude, é difícil conversar sobre as coisas”, disse, segundo a agência Interfax, a jornalistas poloneses.

Já o chanceler russo, Sergei Lavrov, acusou países da Otan de bloquear as tentativas de negociação.

"Nós testemunhamos a manifestação de padrões duplos clássicos e hipocrisia do establishment ocidental no momento. Expressando publicamente apoio ao regime de Kiev, os países da Otan estão fazendo tudo para impedir a conclusão da operação por meio de acordos políticos", disse o ministro russo à agência Xinhua.

Em um sinal de que Washington se prepara para um longo conflito na Ucrânia, o presidente Joe Biden pediu ao Congresso mais US$ 33 bilhões em assistência militar, econômica e humanitária à Ucrânia.

Fonte: Brasil247