O projeto visa à implantação de um sistema de videomonitoramento no local do evento

Porto Velho, ROA 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 23 a 28 de maio no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, contará neste ano com um sistema de videomonitoramento instalado com intuito de reforçar ainda mais a segurança em toda área da feira. O incremento da tecnologia otimiza o trabalho das forças de Segurança Pública, gerando significativo ganho em termos de eficiência e eficácia. A ação é desenvolvida pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, em parceria com diversas secretarias estaduais e apoio da iniciativa privada.

A expectativa é que nos seis seis dias do evento cerca de 200 mil pessoas visitem a RRS Internacional para conhecer as novidades.

Segundo o gerente da Tecnologia da Sesdec, Alex Fernandes, à implantação do sistema no local do evento, vai possibilitar o acompanhamento diuturno do fluxo de pessoas e veículos nas principais vias, áreas comerciais, instituições financeiras, tendas de órgãos públicos e demais locais com aglomeração de pessoas.

O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia – CBMRO, estará presente com uma unidade de resgate e um caminhão de Combate a Incêndio. O policiamento ostensivo da Polícia Militar -PM acontecerá em toda a extensão do Centro Tecnológico, seja na área externa ou interna, em todo o raio de atuação, assim como na cidade, objetivando garantir a preservação da ordem pública, a segurança das pessoas e do patrimônio.

O trabalho conjunto entre as instituições envolvidas no evento, assim como o reforço do policiamento no local, mesclando o motorizado e o pé, fará com que a PM seja vista, garantindo a tranquilidade e a ordem pública. A atuação com os serviços de inteligência também será ferramenta importante para contribuir no desenvolvimento do planejamento da Operação. O patrulhamento será feito em viaturas que possuem câmeras com capacidade de gravação.

Outro apoio será com policiais militares que atuam no município de Ji-Paraná, bem como os que compõe o serviço especializado, da Patamo, Força Tática e o apoio de militares das localidades próximas.

Para o secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, o videomonitoramento deixará a feira ainda mais segura. “O investimento em monitoramento por vídeo nos eventos públicos, tais como exposições agropecuárias e a própria Rondônia Rural Show é um fato que marca essa gestão”, enfatizou.