O Sintero, como entidade que representa os trabalhadores em educação, esclarece à categoria sobre o avanço da pauta de valorização nos 16 municípios de Rondônia, os quais possui representação.

Através da atuação da Secretaria de Assuntos Municipais, o Sintero tem acompanhado as negociações pelo cumprimento do Piso do Magistério, que em 2022 foi reajustado em 33,24%. Conforme determina a Lei Federal nº 11.738/2008, anualmente no mês de janeiro, o vencimento inicial dos professores e professoras é atualizado, de acordo com o percentual definido pelo Ministério da Educação (MEC). Da mesma forma, o sindicato tem reivindicado atualização salarial aos técnicos e técnicas educacionais, de preferência, com o mesmo percentual aplicado no Piso do Magistério.

Em alguns municípios, o Sintero assegurou o avanço de ambas as reivindicações logo no primeiro trimestre de 2022. Em outros, foi cumprido apenas a legislação do Piso do Magistério. Entretanto, na grande maioria dos municípios, a pauta de valorização encontra-se em fase de negociação.

“É importante destacar que o Sintero não possui representação em todos os municípios do Estado. No entanto, somos parceiros dos sindicatos municipais e temos ciência da nossa responsabilização com a categoria municipal. Por isso, ressaltamos que estamos sempre à disposição para contribuir com a luta em favor de valorização aos trabalhadores e trabalhadoras em educação de todos os municípios de Rondônia”, disse Luciana Basilio, secretária de Assuntos Municipais do Sintero.

Veja abaixo a situação de cada município, conforme levantamento feito pelo Sintero.

Regionais

Municípios

Situação da categoria municipal

Regional Norte

Porto Velho

O Piso do Magistério será atualizado em 33,24%. O Executivo Municipal também propôs atualização de 10,06% no vencimento dos técnicos educacionais, mas a proposta foi recusada. 

Itapuã do Oeste

Encontra-se em negociação política

Regional Estanho

Ariquemes

O Piso do Magistério foi reajustado em 33,24% e o vencimento dos técnicos educacionais foi reajustado em 15%

Alto Paraíso

Encontra-se em negociação política

Campo Novo de Rondônia

O Projeto de Lei para implantação do Piso do Magistério encontra-se na Câmara Municipal, bem como o projeto que atualiza o vencimento dos técnicos educacionais em 10,06%

Monte Negro

Encontra-se em negociação política. No caso dos técnicos com o intuito de assegurar atualização no valor do salário mínimo.

Cacaulândia

O Piso do Magistério foi atualizado em 33,24% e o vencimento dos técnicos educacionais foi reajustado em 10,06%

Rio Crespo

O Piso do Magistério foi reajustado em 33,24%

Cujubim

O Piso do Magistério foi atualizado em 33,24% e o vencimento dos técnicos educacionais foi reajustado em 10,06%

Regional Mamoré

Guajará Mirim

Encontra-se em negociação política para aos que recebem administrativamente.

 

Nova Brasilândia D' Oeste

Executivo homologa Lei do Piso do Magistério para pagamento em abril. No caso dos técnicos educacionais, está sendo realizado estudo para atualizar o vencimento de acordo com o salário mínimo.

Regional Cone Sul

Cerejeiras

O Piso do Magistério foi atualizado em 33,24% e o vencimento dos técnicos educacionais foi reajustado na média de 30% na carreira.

Cabixi

O Piso do Magistério foi atualizado em 33,24% com retroativo ao mês de janeiro e o vencimento dos técnicos educacionais teve reajuste de 8 a 10%

Regional Guaporé

Presidente Médici

Em conversa com o Sintero, o Executivo firmou compromisso em pagar o Piso do Magistério atualizado em 33,24% e o vencimento dos técnicos educacionais reajustado de acordo com atual valor do salário mínimo.

Costa Marques

Em conversa com o Sintero, o Executivo firmou compromisso em pagar o Piso do Magistério. Quanto aos técnicos, está organizando realinhamento com valor do salário mínimo no vencimento.

Seringueiras

O Piso do Magistério foi atualizado em 33,24% com pagamento do retroativo para o mês de maio. Sobre os técnicos educacionais, o Executivo se comprometeu a pagar em abril, reajuste salarial em torno de 22% na carreira. Além disso, estabeleceu auxílio alimentação de R$200 para todas as categorias.

“Queremos evidenciar o trabalho e comprometimento de todas as Regionais do Sintero, que não medem esforços para assegurar avanços para nossa categoria municipal. Continuaremos atuando e fortalecendo nossa luta até que todos os municípios respeitem os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em educação”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.