Rondônia bateu recorde com mais de 30 escolas da Rede Estadual de Ensino inscritas no Jovem Senador

Porto Velho, RO - Com o objetivo de incentivar a participação das escolas estaduais na 10ª edição do Programa Jovem Senador 2022, a Secretaria de Estado da Educação – Seduc, divulga a lista das unidades escolares que vão participar com redações inscritas no programa. As inscrições estaduais ocorreram até o dia 18 de março de 2022, e contou com a participação recorde de 34 escolas de Rondônia inscritas.

As instituições de ensino foram convidadas a promover um concurso de redação interno com o tema: “200 anos de Independência: lições de história para a construção do amanhã”. Os autores das 27 melhores redações do país (um de cada Estado) serão selecionados para participar da semana de vivência legislativa na sede do Senado, em Brasília/DF em 2022, no período de 27 de junho a 1° de julho. Um professor orientador de cada estudante também participará das atividades.

O coordenador estadual do programa, Francisco Lopes da Silva, destacou que proposta visa proporcionar aos estudantes do Ensino Médio conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil, e pontuou o empenho das Coordenadorias Regionais de Educação – CREs, que se engajaram nesse projeto. “O Governo de Rondônia trabalha fortemente para proporcionar aos estudantes das escolas da Rede Estadual de Ensino, conhecimento a respeito da cidadania e democracia acerca dos poderes públicos”.

JOVEM SENADOR

O Programa Jovem Senador é uma iniciativa do Senador Federal, em parceria foi criado pelo Ministério da Educação – MEC, Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed e o apoio das secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, com a finalidade de proporcionar aos estudantes conhecimento a respeito da democracia, cidadania e funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. O programa já mobilizou quase dois milhões de estudantes e milhares de escolas e professores.

CALENDÁRIO

O regulamento do concurso, assim como a folha de redação e a ficha de inscrição, estão disponíveis no site senado.leg.br/jovemsenador. Confira o calendário previsto:

Entrega das redações: até 18 de março
Seleção dos finalistas estaduais: até 18 de abril
Anúncio dos 27 jovens senadores e senadoras: 6 de maio
Anúncio do vencedor do Concurso de Redação: 11 de maio
Semana de Vivência Legislativa: 27 de junho a 1o de julho
Semana de Vivência Legislativa: 27 de junho a 1o de julho