Além das palestras, oficinas e mesas de debates, as capacitações incluem atividades práticas em instituições de Cacoal

Porto Velho, RO Ao longo de duas semanas, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, realiza em Cacoal uma capacitação voltada aos profissionais supervisores e visitadores que atuam no programa “Criança Feliz”, nos municípios rondonienses.

Ao aderirem ao programa do Governo Federal, tanto o Estado como os municípios devem cumprir etapas de capacitação e educação permanente, presencial ou a distância, a fim de garantir homogeneidade e padrão nacional ao programa “Criança Feliz”.

A capacitação teve início nesta segunda-feira (25), sendo realizada por uma equipe técnica da Seas junto aos profissionais atuantes nos municípios que compõem as regionais de Cacoal, Vilhena, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Rolim de Moura e também Guajará-Mirim. A capacitação observa a carga horária, metodologia, modalidade e os conteúdos definidos pela Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância – Snapi.

“As capacitações são voltadas, principalmente aos supervisores/visitadores que ainda não sejam certificados nas metodologias do Guia de Visita Domiciliar – GVD e de Cuidados para o Desenvolvimento da Criança – CDC”, ressalta a gerente regional da Seas em Cacoal, Gleice Sabrina da Silva Teodoro.

Além das palestras, oficinas e mesas de debates; as capacitações incluem visitas técnicas a instituições cacoalenses para a execução de atividades práticas. A capacitação está sendo realizada na sede do Conselho Municipal de Saúde de Cacoal.

“Criança Feliz” é um programa do Governo Federal, em atenção à primeira infância

PROGRAMA

O “Criança Feliz” é um programa de atenção à primeira infância – implantado pelo Governo Federal para atuar no desenvolvimento infantil, reduzindo a desigualdade social e gerando mais oportunidades a este público-alvo. O programa tem como ponto central a visita periódica de técnicos às casas das famílias de baixa renda para acompanhar e estimular o desenvolvimento das crianças.

CRESCENDO BEM

Em Rondônia, o Governo do Estado lançou o programa “Crescendo Bem”, uma iniciativa que busca fortalecer as políticas públicas para a primeira infância. Trata-se de um programa de transferência de renda instituído pelo Executivo Estadual, com o objetivo de levar uma garantia de renda às famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, com crianças de zero a três anos, ou até seis anos de idade, caso a esta tenha alguma deficiência quando inseridas em programas de primeira infância do Sistema Único da Assistência Social – Suas.