Chanceler da Alemanha e líder da social-democracia (Foto: Fabrizio Bensch/Reuters)

Porto Velho, RO - O chanceler alemão, Olaf Scholz, afirmou nesta quinta-feira (28) que o país tem refletido sobre a suspensão do abastecimento desde antes da invasão da Ucrânia. Nesta semana, a Rússia interrompeu o fornecimento para Polônia e Bulgária. A declaração foi feita durante a visita de Scholz ao Japão.

"Se haverá e qual vai ser a decisão do governo russo nesse sentido é especulação, mas… É preciso estar preparado para isso", disse o chefe de governo.

Embora trabalhe para reduzir a dependência do gás russo – fundamental para a geração de energia na Alemanha –, o governo alemão descartou possíveis embargos justamente devido aos danos econômicos que isso poderia causar ao país.

Scholz disse que "é um desafio que muitos países europeus, inclusive a Alemanha, dependam da importação de combustíveis fósseis da Rússia". Ele reforçou que o governo alemão pretende encerrar as importações de carvão e petróleo da Rússia este ano, e que "o mesmo ocorrerá com o gás, embora esse processo demande mais tempo", informa o site Deutsche Welle.

Nesta semana, a Rússia suspendeu o repasse de gás para Polônia e Bulgária, alegando que esses países não teriam pago pelo serviço em rublos, uma exigência de Moscou em represália às sanções impostas pelo Ocidente, a exemplo do congelamento de ativos e da exclusão de bancos estatais russos do sistema financeiro internacional.

Fonte: Brasil247