Detran fecha ciclo de capacitação de servidores que trabalham com Educação de Trânsito

Porto Velho, RO - O Departamento Estadual de Trânsito – Detran-RO, concluiu na última sexta-feira (8) o Encontro de Planejamento Pedagógico 2022 do polo IV, regional Vale do Jamari fechando o ciclo de capacitação dos servidores que trabalham com educação de trânsito no Estado. Foram quatro encontros pedagógicos realizados, nas regionais de Porto Velho, Cacoal, Ouro Preto do Oeste e finalizando na regional de Ariquemes.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida ressalta a importância da capacitação dos servidores e do alinhamento na forma de trabalhar a educação de trânsito em todas as localidades do Estado, respeitando a realidade de cada região, “com certeza o aprendizado e a troca de experiências durante a realização dos encontros de planejamento pedagógico trará muita diferença nos resultados das ações a serem realizadas e quem ganha com isso é a população”, afirmou Paulo Higo.

ALINHAMENTO

O diretor-geral do Detran Rondônia, falou também sobre a importância que a educação de trânsito tem para a Autarquia. “A gente tem uma perspectiva de atuação ainda maior para a educação de trânsito. Estamos passando por mudanças importantes na legislação e afirmo que fiscalização e educação devem trabalhar juntas, alinhadas, porque a finalidade é a mesma, salvar vidas”, disse.

Paulo Higo destacou, ainda, a importância dos encontros pedagógicos para discutir as melhores alternativas de trabalho, pois cada localidade tem uma realidade diferente, afirmando que não existe um padrão dentro do Estado.

O diretor Técnico de Educação de Trânsito (Dtet), Ruymar Pereira também destacou a importância do fechamento dos encontros pedagógicos em todas as regionais, finalizando o ciclo de formação de todos os servidores que trabalham com educação de trânsito no Estado.

ADEQUAÇÕES

Durante o encontro, os projetos de educação que foram apresentados pela Coordenadoria de Educação de Trânsito – CET, sofreram adequações para atender a realidade de cada localidade, conforme solicitação dos servidores.

Detran destaca a importância de ações conjuntas entre Educação e Fiscalização

O diretor Técnico de Educação de Trânsito destacou ainda, a importância da capacitação para que o trabalho seja realizado de forma eficiente e com resultados positivos e ressaltou a capacidade da equipe pedagógica que tem buscado inovar, fazendo um trabalho diferenciado, cuja meta é conquistar bons resultados objetivando a redução de acidentes e mortes no trânsito.

CONTEÚDO

Durante os encontros pedagógicos realizados nas regionais foram abordados temas como:
  • as políticas nacionais de trânsito com ênfase no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans com determinações do Código Brasileiro de Trânsito (CTB);
  • elaboração de projetos; monitoramento pedagógico;
  • as regulamentações referentes à educação de trânsito;
  • apresentação de projetos “Educar Para Vida”;
  • formação continuada e monitoramento, educação e cidadania;
  • trânsito seguro começa na escola; elaboração de projetos e atividades práticas, como intervenção educativa;
  • ações performáticas, como rodas de conversa, manipulação de fantoches e ação “Duas Rodas, Uma só Vida”, realizada em conjunto pelos servidores da Educação e Fiscalização.

A Organização Mundial de Saúde – OMS observou a necessidade de revisar o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito abrindo discussão mais abrangente com órgãos e entidades governamentais e não governamentais – integrantes do Sistema Nacional de Trânsito e, posteriormente envolver por meio de instrumentos de efetiva participação social.

CRONOGRAMA

O Encontro Pedagógico foi realizado em Porto Velho, no período de 14 a 18 de março, no polo II – Regional de Cacoal de 22 a 25 de março, no pólo III – Regional de Ouro Preto do Oeste de 29 de março a 01 de Abril e finalizando no polo IV – Regional de Ariquemes no período de 5 a 8 de abril.

A realização dos Encontros de Planejamentos Pedagógicos 2022, contaram com os seguintes profissionais: professor Sidinei Rodrigues, pedagogas Priscila Costa e Glauce Souza de Abreu e a doutoranda em Educação Gilceli Oliveira. A Coordenadoria de Qualidade – Cquali emitiu Certificado a todos os servidores que participaram do encontro.