Quase 70 metros cúbicos de produto florestal foram apreendidos nessas Ações

Porto Velho, RO - 
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, de quinta (28) para sexta-feira (29), realizando atividades de fiscalização ambiental e policiamento ostensivo na BR 364, nos municípios de Vilhena e Ariquemes, identificou dois carregamentos de madeira sendo transportados de modo contrário à legislação vigente.

Em Vilhena, no final da manhã de quinta-feira (28) na BR 364 – próximo ao KM 01 – uma de nossas equipes, realizando procedimento de identificação detalhado em um caminhão que transportava produto florestal, constatou divergência na volumetria declarada por um caminhoneiro que carregava madeira serrada, saindo de Rondônia rumo ao Rio de Janeiro. No total, 33,72 metros cúbicos foram apreendidos.

E no começo da madrugada de sexta-feira (29), desta vez em Ariquemes/RO, outra de nossas equipes policiais identificou mais um transporte irregular de produto florestal. Também na BR 364 – próximo ao KM 515 – realizamos a abordagem de um caminhão transportando madeiras em toras, que tentou evadir-se da fiscalização policial adentrando no perímetro urbano da cidade.

No procedimento de identificação detalhado, observamos que o motorista (além de não ser habilitado), não possuía nenhum documento de origem florestal (DOF), o que tornava esse transporte irregular. No total, mais 35,8 metros cúbicos foram apreendidos.

Essas duas apreensões resultaram em 69,52 metros cúbicos de material florestal apreendidos, sendo toda a madeira resultado da prática de crime ambiental.

A madeira retida foi encaminhada para inspeção dos órgãos ambientais e da justiça para posterior destinação. Os condutores assinaram TCO comprometendo-se a comparecer no Juizado Especial Criminal (JECRim) das respectivas Comarcas das apreensões.