Polícia Civil instala delegacia dentro do prédio do Detran em Porto Velho para atender demandas das Operações Lei Seca Presente

Porto Velho, RO O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), que já conta com o apoio por meio de convênio com a Polícia Militar, procura fazer o mesmo com a Polícia Civil (PC) para inovar nas ações da Operação Lei Seca Presente (OLS). Na noite de quarta-feira (20) foi realizado um trabalho conjunto entre as três instituições. A Polícia Civil passou a atuar com uma Delegacia exclusiva dentro da unidade do Detran Rondônia para atender as demandas da Operação Lei Seca Presente.

O diretor de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, explica que a Lei 12.760 que criou a Operação Lei Seca foi sancionada no Brasil em dezembro de 2012 e aprovada pelo Congresso Nacional. Com a nova alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabeleceu tolerância zero ao álcool e reforçou os instrumentos de fiscalização do cumprimento da Lei Seca.

Em Rondônia a Lei Seca foi implantada em 2012, ou seja, há 10 anos fazendo-se cumprir a lei que proíbe a pessoa que estiver sob influência de bebida alcóolica ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência de conduzir veículo automotor.

Welton Ribeiro ressalta que o Detran Rondônia está há uma década trabalhando arduamente para coibir que a pessoa que ingeriu bebida alcóolica dirija. “Mas os números ainda comprovam uma realidade preocupante no Estado, pois é cada vez maior o número de pessoas que insistem em dirigir sob efeito de bebida alcóolica”, disse o coordenador da Lei Seca em Rondônia.

CONVÊNIO POLÍCIA CIVIL

O diretor da Dtfat, Welton Ribeiro, disse que o diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, tem buscado uma parceria por meio de convênio com a Polícia Civil, a exemplo do que já acontece com a Polícia Militar, para inovar as ações da Operação Lei Seca no Estado. O projeto inclui a criação de uma Delegacia da Polícia Civil dentro de uma unidade da autarquia para atender exclusivamente a demanda da Operação Lei Seca Presente.

Delegado Cristiano Lopes (centro) comandou a equipe da Polícia Civil no plantão da Operação Lei Seca

Na noite de quarta-feira (20) foi realizada a primeira OLS com a participação da Polícia Civil, que levou uma equipe para dentro do prédio da Coordenadoria Metropolitana de Trânsito – Cometran em Porto Velho, onde foi montada uma estrutura para atender a demanda da operação.

A equipe da Polícia Civil foi chefiada pelo delegado, Cristiano Lopes Ferreira e a estrutura operacional montada para atender a Polícia Civil, Polícia Militar e o próprio Detran funcionou muito bem e os pontos deficitários que surgiram serão solucionados. “Esses ajustes são naturais, tendo em vista que a Operação Lei Seca sofre alterações constantes para que possamos acompanhar as influências que vem de fora para dentro”, disse Ribeiro.

O Coordenador da Lei Seca citou como exemplo os grupos de whattsapp que divulgam onde está sendo realizada a operação, “isso não funciona mais para quem quer prejudicar o trabalho, pois ao invés de ficarmos parados em um determinado ponto da cidade, passamos a realizar a operação em vários pontos, montamos e desmontamos a estrutura em questão de minutos, isso deu muito certo”, afirmou Welton Ribeiro.

A Operação Lei Seca é uma ferramenta que foi criada para salvar vidas e o Detran Rondônia, com o apoio do Governo do Estado, não tem medido esforços no sentido de oferecer todo o suporte para que a Operação Lei Seca Presente esteja sendo realizada em todo o Estado levando segurança no trânsito para todos os cidadãos, “garantir a segurança no trânsito é salvar vidas”, destacou o Coordenador da Lei Seca em Rondônia.

ESTATÍSTICA ASSUSTADORA

Número de embriagados foi 26,69% dos motoristas abordados

Com a eficiência da Operação Lei Seca Presente o número de condutores flagrados dirigindo embriagados é maior a cada dia. Na Operação Lei Seca realizada na noite de quarta-feira (20) seguindo na madrugada de quinta-feira (21), 26,69% dos condutores abordados estavam dirigindo sob influência de bebida alcóolica.

Foram abordados 221 veículos, sendo 178 carros e 44 motocicletas, dos quais 59 condutores estavam sob influência de bebida alcóolica, sendo que 31 motoristas testaram acima de 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido e foram presos em flagrantes, sendo conduzidos a Delegacia de Polícia Civil para as medidas que a lei requer. Os demais vão responder processos administrativos e entre as penalidades poderão ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses.

RISCO AOS AGENTES

Durante a Operação Lei Seca Presente realizada na madrugada de quinta-feira (21) na Rua Adbnatal Bentes no bairro – Nova Porto Velho, um condutor de um veículo ao avistar a operação parou o carro antes de chegar ao ponto de abordagem. Ele foi orientado, por agentes de trânsito e policiais militares que utilizam motociclistas para fazer as abordagens aos condutores que tentam fugir a fiscalização, a seguir até o ponto de abordagem.

No entanto o condutor ao se aproximar do ponto de abordagem, acelerou o veículo e tentou atropelar, jogando o veículo na direção do agente de trânsito Johelyton Hartmann Saldanha que estava trabalhando no ponto de abordagem na via devidamente sinalizada. Foi nesse momento que o agente de trânsito, Alex Cleiton Gomes da Silva, que trabalha na motocicleta tentou interceptar o condutor que ameaçava a todo instante fugir, colocando em risco a vida ao jogar o veículo contra o agente e os demais que estavam no local.

O condutor empreendeu fuga sendo perseguido pelos agentes motorizados, mas acabou sendo interceptado nas imediações das Avenidas Guaporé com Calama. O motorista que se recusou falar o nome e apresentar documento de identificação foi levado ao ponto da Operação Lei Seca e ao ser submetido ao teste do bafômetro, testou 0,46 mg de álcool por litro de ar expelido e foi preso em flagrante por crime de trânsito, além de ser enquadrado por outros crimes ao tentar contra a vida dos agentes e de civis ao empreender fuga em alta velocidade pelas ruas da cidade.