Foragido há mais de 20 anos, “Marcão” estava na lista de mais procurados do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Interpol

Porto Velho, RO - A Polícia Federal (PF) prendeu ontem em Barreirinhas (MA) um dos foragidos mais procurados do país, Luis Marcos de Medeiros, vulgo “Marcão”, por roubo de cargas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. O criminoso estava foragido há mais de 20 anos e, em 10 dias, é o segundo preso da lista de Procurados Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

“Esse é o resultado direto dos nossos investimentos em inteligência e trabalho ostensivo das forças policiais. Estamos emprenhados em desarticular o crime organizado e dar mais segurança aos brasileiros”, comentou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Marcão também estava na lista de Difusão vermelha da Interpol, dentre os crimes praticados, destaca-se os roubos a agências do Banco Real, Banco Nacional e à empresa Nestlé, todos ocorridos no estado de São Paulo, entre os anos de 1995 e 2005.

Segundo investigações da Polícia Federal, o criminoso vivia com sua família em Barreirinhas (MA) com o nome falso de Antônio Marcos Medeiros. Há pelo menos 19 anos, ele usava identidades falsas para dificultar sua localização.

O preso será encaminhado ao Sistema Penitenciário do estado do Maranhão, onde ficará à disposição das Justiças de Ribeirão das Neves (MG) e de Ribeirão Bonito (SP).

MAIS PROCURADOS

A prisão desta terça-feira é a segunda, em 10 dias, que captura criminosos da lista de mais procurados do MJSP. No dia 16 de abril, o traficante Valdeci Alves dos Santos, conhecido como “Colorido”, foi preso em uma ação coordenada pela Secretaria de Operações Integradas, do Ministério. O homem estava foragido desde de 2014 era considerado o número dois do comando do PCC, uma das maiores facções criminosa do Brasil. Ele era um dos principais cabeças no esquema de fornecimento de drogas para os estados da região Sudeste do país.

A Lista de Procurados Nacional possui caráter estratégico para o enfrentamento às organizações criminosas do país. Com as prisões de “Colorido” e “Marcão”, a relação passa a contar com nomes, fotos e informações de 10 criminosos. Clique aqui e confira.

Fonte: Ministério da Justiça