
Servidores da Seas soltaram balões na escadaria do PRM para recepcionar abril, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista
Além desse ato simbólico, a Seas cita como importante política pública de assistência aos autistas de Rondônia o lançamento da Carteira de Identidade (RG), ocorrido em 30 de novembro de 2021. O documento foi instituído com base na Lei Federal nº 13.977, de 8 de janeiro de 2020 (Lei Romeo Mion), com o objetivo de viabilizar o atendimento prioritário para esse público visando a diminuição da burocracia, que exigia apresentação de laudo médico para fins de comprovação, fato que demandava tempo para conferência da autenticidade.
O documento com o selo de identificação do TEA é confeccionado em Rondônia pelo Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC) vinculado à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), que trabalha em cooperação com a Seas.
Em Porto Velho, o atendimento para emissão gratuita do RG é feito no “Tudo Aqui”, na avenida Sete de Setembro, na unidade do shopping e no Sistema Nacional de Emprego (Sine) na zona Leste. Nos demais municípios, é realizado nos Postos de Identificação.

Com a lei de 2020, RG pode conter mensagem informando se a pessoa tem TEA, é menor, analfabeto ou não sabe assinar
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
- Duas fotos 3×4
- Laudo médico comprovando que o requerente é pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF-opcional) e
- Comprovante de residência
No caso de menores de 16 anos é exigida a presença dos pais ou responsáveis com seus respectivos RG’s. A entrega do documento tem previsão de 7 a 90 dias.
INFORMAÇÕES QUE PODEM CONSTAR NO RG
- Menor de idade
- Analfabeto
- Não tem condições de assinar
- Transtorno do Espectro Autista
- Selo do TEA
IDENTIFICAÇÃO DO TEA
O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento podendo ser caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, que podem variar em graus sendo eles: leve, moderado e grave.
0 Comentários