Documento abre portas para diversos benefícios e feiras nacionais e internacionais

Porto Velho, RO - Cerca de 60 carteiras do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) foram entregues, na última terça-feira (19), durante a programação do “Estação Turismo”. O documento de identificação profissional busca legitimar a profissão e incluir os artesãos porto-velhenses no corredor das feiras nacionais e internacionais.

“Com a carteira do artesão, resgatamos a dignidade profissional, pois ela reconhece que nós, artesãos, temos uma profissão e que somos trabalhadores desta arte em qualquer lugar do Brasil”, disse a artesã Eliane Borges, de 56 anos.

A emissão da carteira de identificação profissional do artesão é fruto da parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo do Estado com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento do artesanato e a valorização dos profissionais que exercem esta profissão.

A assinatura do termo de responsabilidade foi realizada no dia 9 de março entre a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e a Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), no Palácio Rio Madeira.


A artesã Eliane Borges recebeu a carteira do PAB

Com a carteira em mãos, o profissional reconhecido também é beneficiado com a emissão de notas fiscais, facilidade na aquisição de matéria-prima para a produção dos produtos e com a contratação de serviços logísticos para importar e exportar os produtos.

“Entre os benefícios que o artesão passa a contar, a carteira de identidade profissional também viabiliza a contratação de empréstimos com taxas especiais junto às instituições bancárias, o que possibilita o empreendedor a investir e aumentar a produtividade do negócio”, destacou a titular da Semdestur, Glayce Bezerra.

Com cursos de capacitação na área e uma boa administração do negócio, o artesão também gera oportunidades de trabalho e renda a outras pessoas, promovendo a integração cultural e social entre as regiões brasileiras e destacando-se dentro do mercado competitivo que a cada dia anseia por mais profissionais capacitados.

O “Estação Turismo” segue até o dia 30 de abril, no primeiro piso do Porto Velho Shopping.


Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)