Abertura oficial das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil aconteceu no Colégio Tiradentes, em Porto Velho

Porto Velho, RO - Aconteceu nesta quarta-feira (13) a abertura para as ações em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil no Colégio Tiradentes de Porto Velho (CTPMII). Entre as atividades, ocorreu o lançamento do Concurso de Redação para alunos de escolas estaduais e colégios militares de Rondônia, com o tema: “Soberania é Liberdade: Bicentenário da Independência do Brasil”.

O concurso é uma ação pedagógica de incentivo à leitura e à escrita, que valoriza o contexto histórico do país destacando a Independência do Brasil. O projeto propõe uma reflexão crítica aos alunos sobre o processo que o Brasil passou de colônia portuguesa à construção de uma nação ao longo de 200 anos.

Até a dada da Independência do Brasil, outras atividades serão realizadas nas escolas estaduais

O evento é direcionado aos estudantes das escolas militares, do Programa Escola do Novo Tempo e do Projeto Guaporé (9º ano Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio).

Segundo a coordenadora do concurso de redação, Izis Cubia, o projeto é uma parceria pedagógica, entre a Casa Militar e a Secretaria de Educação do Estado – Seduc que ficaram responsáveis pela realização do concurso.

“Por meio do concurso de redação haverá um estímulo do contexto histórico que é muito importante para o nosso País e incentivo à produção textual do estudante. O objetivo do processo de construção de desenvolver essa ação pedagógica é trazer essa consciência desse período que foi vivenciado historicamente há 200 anos para nossa realidade. Qual foi a consequência que esse processo de independência nos trouxe, que foi justamente a liberdade do nosso País e fazer com que os estudantes compreendam o que é o patriotismo”, disse Izis Cubia.

Governo do Estado destaca sobre importância da data da Independência do Brasil

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, participou da abertura das atividades e falou sobre a importância do conhecimento da história. “Essa ação é o reconhecimento da nossa história, valorização daquilo que foi feito para as autoridades no passado quando éramos dependentes de Portugal e nos tornamos independentes. Hoje estamos com o Brasil, país constituído, independente que continua lutando cada vez mais pelo seu fortalecimento. A redação é uma forma de fazer com que nossos estudantes da Rede Estadual de Ensino, possam ler, conhecer mais e saber da importância dos atos históricos”, pontuou.

“A iniciativa é muito importante para envolver os alunos sobre a nossa história. Até o dia 7 de setembro, dia da Independência outras atividades serão realizadas nas escolas. A premiação acontecerá no dia 7 de setembro e o 1º lugar do concurso receberá um tablete, 2º lugar um celular, 3º lugar uma caixinha de som”, destacou a secretária de Estado da Educação, Ana Pacini

Até o Dia da Independência acontecerão ciclos de palestras nas escolas estaduais, concurso de artes plásticas e a Semana da Pátria, com abertura no dia 1º de setembro de 2022. A cerimônia será realizada na praça central do Palácio Rio Madeira – PRM. O encerramento e a premiação do concurso acontece dia 7 de setembro com desfile da Independência.