Vacinas foram entregues na Central Estadual de Rede de Frio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde
Com esta remessa o Governo do Estado recebe do Ministério da Saúde um total de 3.221.908 doses de vacinas contra a Covid-19, para atender a população rondoniense, desde o primeiro envio em janeiro de 2021. Os imunizantes serão distribuídos as seis regionais do estado ainda esta semana, segundo informou o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, que recepcionou o recebimento.
Por laboratório Rondônia já recebeu 721.648 doses da Coronavac; 919.150 da Astrazeneca; 1.430.910 da Pfizer; 64.400 da Janssen; e 85.800 doses pediátricas da Pfizer. “Estamos recebendo vacinas de forma regular, não está faltando vacina em Rondônia. Rondônia já tem 75, 27% de pessoas imunizadas com a primeira dose; 63% com a segunda dose e 18,26% com a dose de reforço. É importante o cidadão entender que a vacina aliada aos protocolos sanitários, ainda é o melhor caminho para vencer a doença”
O diretor ainda fez um apelo para que os pais levem os filhos para vacinar. “É importante a imunização das crianças neste retorno a escola, local onde podem ter contato com outras crianças assintomáticas ou ao vírus de uma forma em geral. Os pais podem procurar a vacina nos postos de saúde próxima sua residência.”, alertou o diretor.
ESQUEMA VACINAL
Umas das preocupações do Governo do Estado é que a população possa cumprir o esquema vacinal com a segunda dose e as doses de reforço. Em Rondônia o intervalo entre doses para todas as vacinas é de 28 dias, entre a primeira e a segunda dose, conforme decisão conjunta entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Agevisa e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), publicada por meio da portaria nº 157 de 08 de outubro de 2021.
As doses de reforço têm intervalo de quatro meses após a segunda dose, e intervalo de 28 dias após a segunda dose para pessoas imunossuprimidas. A vacinação de acordo com dados do portal Covid-19 é uma medida preventiva que vem ajudando na redução da ocorrência de casos graves de covid-19 e óbitos.
Apesar dos resultados obtidos por meio da vacinação, a Agevisa alerta para manutenção de medidas de prevenção, tais como: o uso de máscaras, o distanciamento social, e a etiqueta respiratória. As medidas são importantes tanto para a prevenção à covid-19 quanto às síndromes gripais, incluindo a influenza.
0 Comentários